Artigo em revista científica Q3
Segmentação no mercado dos vinhos verdes na região norte de Portugal: o caso dos gestores de restauração
Ana Brochado (Brochado, A.); Francisco V. Martins (Marins, F. V.);
Título Revista
RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios
Ano (publicação definitiva)
2009
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-15 16:07)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 5

(Última verificação: 2024-11-18 01:13)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Apesar de ser sabido que é necessário conhecimento para se produzir o vinho, atualmente também é necessário um conhecimento para tal comercialização. Apesar do conhecimento para fazer um melhor vinho ter ocupado acadêmicos e produtores durante séculos, o reconhecimento da necessidade de um esforço especial para a comercialização é um tema recente. Historicamente, os fatores de sucesso para as empresas que comercializam vinho são baseados na tecnologia de produção e na qualidade dos seus produtos. No entanto, o aumento da competitividade do mercado requer, hoje, o conhecimento do consumidor de vinho para melhor satisfazer as suas necessidades. O mercado dos vinhos tem crescido em sofisticação e as oportunidades de segmentação de mercado têm também tem crescido. Este trabalho fornece uma revisão de alguns estudos sobre o comportamento do consumidor de vinho no contexto da segmentação de mercado. Usando como base de segmentação nove variáveis que medem a importância atribuída a características tangíveis e intangíveis no processo de aquisição do vinho. Propõe-se uma classificação dos gestores de restauração da região Norte de Portugal em dois grupos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Portugal,Segmentação de mercado,Vinho verde
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais