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Sousa, J. C., Pinto-Martinho, A. & Jerónimo, N. A. (2024). NATO e opinião pública Europeia: Fatores mediáticos definidores de confiança. JANUS.NET. 15 (1), 57-79
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J. C. Sousa et al.,  "NATO e opinião pública Europeia: Fatores mediáticos definidores de confiança", in JANUS.NET, vol. 15, no. 1, pp. 57-79, 2024
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TY  - JOUR
TI  - NATO e opinião pública Europeia: Fatores mediáticos definidores de confiança
T2  - JANUS.NET
VL  - 15
IS  - 1
AU  - Sousa, J. C.
AU  - Pinto-Martinho, A.
AU  - Jerónimo, N. A.
PY  - 2024
SP  - 57-79
SN  - 1647-7251
DO  - 10.26619/1647-7251.15.1.4
UR  - https://janusnet-ojs.autonoma.pt/index.php/janus/que-revista
AB  - Num contexto político internacional em plena transformação face à invasão da Ucrânia pela Rússia, a NATO vê o seu papel recentrado no debate público europeu. Desta forma, é crucial compreender o papel dos media nas atitudes que os cidadãos europeus têm sobre esta instituição. A presente pesquisa tem como objetivo medir o papel dos media na adesão dos cidadãos da União Europeia à ação da NATO. Para tal consideram-se os indicadores de confiança na NATO, confiança nos media tradicionais e digitais, bem como da frequência de utilização dos media do Eurobarómetro de janeiro e fevereiro 2022, que contou com um total de 26.681 participantes oriundos dos 27 Estados-membro da UE, com amostras representativas. A principal descoberta da pesquisa sugere que os media têm relevo na adesão dos europeus à ação da NATO. Verificou-se que nas vésperas da invasão da Ucrânia pela Rússia a maioria dos europeus confiava na NATO. Mais, a evidência empírica obtida revela que existe grande probabilidade de um cidadão europeu confiar na NATO quando a montante confia nos media tradicionais. Outros resultados relevantes passam pelo facto de a confiança nos media digitais, bem como o seu uso serem bons preditores da confiança na NATO. Subsidiariamente conclui-se que os homens e entre estes os mais instruídos, constituem o núcleo dos cidadãos europeus que mais propensão têm em confiar na NATO.
ER  -