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Sousa, J. C., Pinto-Martinho, A. & Jerónimo, N. A. (2024). NATO e opinião pública Europeia: Fatores mediáticos definidores de confiança. JANUS.NET. 15 (1), 57-79
J. C. Sousa et al., "NATO e opinião pública Europeia: Fatores mediáticos definidores de confiança", in JANUS.NET, vol. 15, no. 1, pp. 57-79, 2024
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TY - JOUR TI - NATO e opinião pública Europeia: Fatores mediáticos definidores de confiança T2 - JANUS.NET VL - 15 IS - 1 AU - Sousa, J. C. AU - Pinto-Martinho, A. AU - Jerónimo, N. A. PY - 2024 SP - 57-79 SN - 1647-7251 DO - 10.26619/1647-7251.15.1.4 UR - https://janusnet-ojs.autonoma.pt/index.php/janus/que-revista AB - Num contexto político internacional em plena transformação face à invasão da Ucrânia pela Rússia, a NATO vê o seu papel recentrado no debate público europeu. Desta forma, é crucial compreender o papel dos media nas atitudes que os cidadãos europeus têm sobre esta instituição. A presente pesquisa tem como objetivo medir o papel dos media na adesão dos cidadãos da União Europeia à ação da NATO. Para tal consideram-se os indicadores de confiança na NATO, confiança nos media tradicionais e digitais, bem como da frequência de utilização dos media do Eurobarómetro de janeiro e fevereiro 2022, que contou com um total de 26.681 participantes oriundos dos 27 Estados-membro da UE, com amostras representativas. A principal descoberta da pesquisa sugere que os media têm relevo na adesão dos europeus à ação da NATO. Verificou-se que nas vésperas da invasão da Ucrânia pela Rússia a maioria dos europeus confiava na NATO. Mais, a evidência empírica obtida revela que existe grande probabilidade de um cidadão europeu confiar na NATO quando a montante confia nos media tradicionais. Outros resultados relevantes passam pelo facto de a confiança nos media digitais, bem como o seu uso serem bons preditores da confiança na NATO. Subsidiariamente conclui-se que os homens e entre estes os mais instruídos, constituem o núcleo dos cidadãos europeus que mais propensão têm em confiar na NATO. ER -