Artigo em revista científica Q4
NATO e opinião pública Europeia: Fatores mediáticos definidores de confiança
João Carlos Sousa (Sousa, J. C.); Ana Pinto Martinho (Pinto-Martinho, A.); Nuno Amaral Jerónimo (Jerónimo, N. A.);
Título Revista
JANUS.NET
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Num contexto político internacional em plena transformação face à invasão da Ucrânia pela Rússia, a NATO vê o seu papel recentrado no debate público europeu. Desta forma, é crucial compreender o papel dos media nas atitudes que os cidadãos europeus têm sobre esta instituição. A presente pesquisa tem como objetivo medir o papel dos media na adesão dos cidadãos da União Europeia à ação da NATO. Para tal consideram-se os indicadores de confiança na NATO, confiança nos media tradicionais e digitais, bem como da frequência de utilização dos media do Eurobarómetro de janeiro e fevereiro 2022, que contou com um total de 26.681 participantes oriundos dos 27 Estados-membro da UE, com amostras representativas. A principal descoberta da pesquisa sugere que os media têm relevo na adesão dos europeus à ação da NATO. Verificou-se que nas vésperas da invasão da Ucrânia pela Rússia a maioria dos europeus confiava na NATO. Mais, a evidência empírica obtida revela que existe grande probabilidade de um cidadão europeu confiar na NATO quando a montante confia nos media tradicionais. Outros resultados relevantes passam pelo facto de a confiança nos media digitais, bem como o seu uso serem bons preditores da confiança na NATO. Subsidiariamente conclui-se que os homens e entre estes os mais instruídos, constituem o núcleo dos cidadãos europeus que mais propensão têm em confiar na NATO.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
OTAN,Confiança nos media,Uso de media,Opinião pública,Eurobarómetro
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