Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Álvarez-Pérez, P., Pena, M., Ferreira, J., Bruce, A. & Graham, I. (2023). Coexistência universitária. In R. Díaz-Jiménez., Pixel (Ed.), Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual. (pp. 39-50). Sevilha: Universidad Pablo de Olavide.
Exportar Referência (IEEE)
P. Á. Pérez et al.,  "Coexistência universitária", in Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual, R. Díaz-Jiménez., Pixel, Ed., Sevilha, Universidad Pablo de Olavide, 2023, pp. 39-50
Exportar BibTeX
@incollection{pérez2023_1724527146885,
	author = "Álvarez-Pérez, P. and Pena, M. and Ferreira, J. and Bruce, A. and Graham, I.",
	title = "Coexistência universitária",
	chapter = "",
	booktitle = "Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual",
	year = "2023",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "39-39",
	publisher = "Universidad Pablo de Olavide",
	address = "Sevilha",
	url = "https://ihes.pixel-online.org/PR2_DigitalHandbook.php"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Coexistência universitária
T2  - Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual
AU  - Álvarez-Pérez, P.
AU  - Pena, M.
AU  - Ferreira, J.
AU  - Bruce, A.
AU  - Graham, I.
PY  - 2023
SP  - 39-50
CY  - Sevilha
UR  - https://ihes.pixel-online.org/PR2_DigitalHandbook.php
AB  - As pessoas com Diversidade Funcional Intelectual (DIF) são uma minoria nos contextos universitários. Se quisermos aprofundar uma universidade inclusiva, não nos podemos limitar aos espaços formais de aprendizagem na sala de aula. A universidade é muito mais do que isso. É um espaço relacional, um espaço de socialização, de desenvolvimento pessoal, onde se partilham os tempos livres, as relações sociais, o lazer, o desenvolvimento cultural, o desporto e até a convivência, se houver uma residência estudantil no campus. Por esta razão, este módulo deve desenvolver conteúdos que descrevam que tipo de convivência é necessária para que uma universidade seja amigável (inclusiva, democrática, pacífica, acessível e igualitária) e em que espaços essa convivência deve ter lugar para que a universidade seja amigável (culturais, desportivos, educativos, nutricionais, residenciais). É essencial que se criem sinergias entre todos os actores da comunidade universitária (pessoal administrativo e de serviços, pessoal docente e estudantes), que seja uma oportunidade de crescimento em termos de empowerment, autoestima e auto-confiança, e que sirva para desenvolver competências académicas, autonomia pessoal, aumentar capacidades, trocar conhecimentos e servir de trampolim para uma vida autónoma e independente. 
ER  -