Book chapter
Coexistência universitária
Pablo Álvarez-Pérez (Álvarez-Pérez, P.); Maria João Pena (Pena, M.); Jorge Manuel Leitão Ferreira (Ferreira, J.); Alan Bruce (Bruce, A.); Imelda Graham (Graham, I.);
Book Title
Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Spain
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-08-24 10:58)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Inclusive Higher Education Systems for students with intellectual disabilities (IHES)

Abstract
As pessoas com Diversidade Funcional Intelectual (DIF) são uma minoria nos contextos universitários. Se quisermos aprofundar uma universidade inclusiva, não nos podemos limitar aos espaços formais de aprendizagem na sala de aula. A universidade é muito mais do que isso. É um espaço relacional, um espaço de socialização, de desenvolvimento pessoal, onde se partilham os tempos livres, as relações sociais, o lazer, o desenvolvimento cultural, o desporto e até a convivência, se houver uma residência estudantil no campus. Por esta razão, este módulo deve desenvolver conteúdos que descrevam que tipo de convivência é necessária para que uma universidade seja amigável (inclusiva, democrática, pacífica, acessível e igualitária) e em que espaços essa convivência deve ter lugar para que a universidade seja amigável (culturais, desportivos, educativos, nutricionais, residenciais). É essencial que se criem sinergias entre todos os actores da comunidade universitária (pessoal administrativo e de serviços, pessoal docente e estudantes), que seja uma oportunidade de crescimento em termos de empowerment, autoestima e auto-confiança, e que sirva para desenvolver competências académicas, autonomia pessoal, aumentar capacidades, trocar conhecimentos e servir de trampolim para uma vida autónoma e independente.
Acknowledgements
--
Keywords
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
2021-1-ES01-KA220-HED-000032084 Erasmus+ Programme of the European Union
Related Projects

This publication is an output of the following project(s):