Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Livro
Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) Inclusive Higher Education Systems for students with intellectual disabilities (IHES)
Abstract/Resumo
As pessoas com Diversidade Funcional Intelectual (DIF) são uma minoria nos contextos universitários. Se quisermos aprofundar uma universidade inclusiva, não nos podemos limitar aos espaços formais de aprendizagem na sala de aula. A universidade é muito mais do que isso. É um espaço relacional, um espaço de socialização, de desenvolvimento pessoal, onde se partilham os tempos livres, as relações sociais, o lazer, o desenvolvimento cultural, o desporto e até a convivência, se houver uma residência estudantil no campus. Por esta razão, este módulo deve desenvolver conteúdos que descrevam que tipo de convivência é necessária para que uma universidade seja amigável (inclusiva, democrática, pacífica, acessível e igualitária) e em que espaços essa convivência deve ter lugar para que a universidade seja amigável (culturais, desportivos, educativos, nutricionais, residenciais). É essencial que se criem sinergias entre todos os actores da comunidade universitária (pessoal administrativo e de serviços, pessoal docente e estudantes), que seja uma oportunidade de crescimento em termos de empowerment, autoestima e auto-confiança, e que sirva para desenvolver competências académicas, autonomia pessoal, aumentar capacidades, trocar conhecimentos e servir de trampolim para uma vida autónoma e independente.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
2021-1-ES01-KA220-HED-000032084 | Erasmus+ Programme of the European Union |
Projetos Relacionados
Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):