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Samora-Arvela, A., Marques, S., Eloy, S. & Montalvão, M. (2024). POLÍTICAS DE MOBILIDADE ATIVA E DE ENVELHECIMENTO ATIVO EM  PORTUGAL: OS DESAFIOS PARA O SEU ALINHAMENTO. XVIII International  Conference on the Overarching Issues in the European Area.
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A. F. Arvela et al.,  "POLÍTICAS DE MOBILIDADE ATIVA E DE ENVELHECIMENTO ATIVO EM  PORTUGAL: OS DESAFIOS PARA O SEU ALINHAMENTO", in XVIII Int.  Conf. on the Overarching Issues in the European Area, Porto, 2024
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TY  - CPAPER
TI  - POLÍTICAS DE MOBILIDADE ATIVA E DE ENVELHECIMENTO ATIVO EM  PORTUGAL: OS DESAFIOS PARA O SEU ALINHAMENTO
T2  - XVIII International  Conference on the Overarching Issues in the European Area
AU  - Samora-Arvela, A.
AU  - Marques, S.
AU  - Eloy, S.
AU  - Montalvão, M.
PY  - 2024
CY  - Porto
AB  - O Acordo de Paris e o Pacto Ecológico Europeu levaram à recente formulação de políticas de mobilidade sustentável, neutra e ativa, o que se reflete na construção de ruas verdes. Coloca-se a dúvida sobre se o planeamento da mobilidade ativa e das ruas verdes como resposta às políticas de mitigação das alterações climáticas considerou o contexto dos utilizadores de todas as idades e o postulado do envelhecimento ativo. 

Dito isto, pretende-se analisar: i) como evoluíram as políticas de mobilidade ativa e de envelhecimento ativo no mundo e em Portugal, e ii) como o envelhecimento ativo e o contexto das pessoas mais velhas enquanto utilizadoras foram considerados na conceção de políticas de mobilidade ativa e das respetivas ruas verdes em Portugal. 

Metodologicamente, foi feita uma revisão da literatura que cruzou a implementação de políticas de mitigação das alterações climáticas, mobilidade ativa e envelhecimento ativo em Portugal com ênfase no município de Lisboa. Em segundo lugar, foi aplicado um inquérito Delphi a especialistas nesta área de investigação para validar os principais desafios, identificados através da revisão da literatura, que se colocam à integração do bem-estar das pessoas mais velhas no desenho de uma cidade verde.  

Dos resultados, conclui-se que as políticas ativas de mobilidade em Portugal foram impulsionadas pelas concordatas climáticas. Apesar disso, o contexto das pessoas mais velhas foi, parcamente, tido em conta na conceção destas iniciativas, razão pela qual o alinhamento das políticas de mobilidade ativa e de envelhecimento ativo em Portugal continua a ser uma grande oportunidade. 
ER  -