Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Samora-Arvela, A., Marques, S., Eloy, S. & Montalvão, M. (2024). Políticas de mobilidade ativa e de envelhecimento ativo em  portugal: os desafios para o seu alinhamento. XVIII International  Conference on the Overarching Issues in the European Area.
Exportar Referência (IEEE)
A. F. Arvela et al.,  "Políticas de mobilidade ativa e de envelhecimento ativo em  portugal: os desafios para o seu alinhamento", in XVIII Int.  Conf. on the Overarching Issues in the European Area, Porto, 2024
Exportar BibTeX
@misc{arvela2024_1736678760288,
	author = "Samora-Arvela, A. and Marques, S. and Eloy, S. and Montalvão, M.",
	title = "Políticas de mobilidade ativa e de envelhecimento ativo em  portugal: os desafios para o seu alinhamento",
	year = "2024",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Políticas de mobilidade ativa e de envelhecimento ativo em  portugal: os desafios para o seu alinhamento
T2  - XVIII International  Conference on the Overarching Issues in the European Area
AU  - Samora-Arvela, A.
AU  - Marques, S.
AU  - Eloy, S.
AU  - Montalvão, M.
PY  - 2024
CY  - Porto
AB  - O Acordo de Paris e o Pacto Ecológico Europeu levaram à recente formulação de políticas de mobilidade sustentável, neutra e ativa, o que se reflete na construção de ruas verdes. Coloca-se a dúvida sobre se o planeamento da mobilidade ativa e das ruas verdes como resposta às políticas de mitigação das alterações climáticas considerou o contexto dos utilizadores de todas as idades e o postulado do envelhecimento ativo. 

Dito isto, pretende-se analisar: i) como evoluíram as políticas de mobilidade ativa e de envelhecimento ativo no mundo e em Portugal, e ii) como o envelhecimento ativo e o contexto das pessoas mais velhas enquanto utilizadoras foram considerados na conceção de políticas de mobilidade ativa e das respetivas ruas verdes em Portugal. 

Metodologicamente, foi feita uma revisão da literatura que cruzou a implementação de políticas de mitigação das alterações climáticas, mobilidade ativa e envelhecimento ativo em Portugal com ênfase no município de Lisboa. Em segundo lugar, foi aplicado um inquérito Delphi a especialistas nesta área de investigação para validar os principais desafios, identificados através da revisão da literatura, que se colocam à integração do bem-estar das pessoas mais velhas no desenho de uma cidade verde.  

Dos resultados, conclui-se que as políticas ativas de mobilidade em Portugal foram impulsionadas pelas concordatas climáticas. Apesar disso, o contexto das pessoas mais velhas foi, parcamente, tido em conta na conceção destas iniciativas, razão pela qual o alinhamento das políticas de mobilidade ativa e de envelhecimento ativo em Portugal continua a ser uma grande oportunidade. 
ER  -