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Sousa, C. & Oliveira, J. M. de. (2024). Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense. Revista Feminismos. 12 (1)
C. Sousa and J. M. Oliveira, "Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense", in Revista Feminismos, vol. 12, no. 1, 2024
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TY - JOUR TI - Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense T2 - Revista Feminismos VL - 12 IS - 1 AU - Sousa, C. AU - Oliveira, J. M. de. PY - 2024 SN - 2317-2932 DO - 10.9771/rf.v12i1.54229 UR - https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/about AB - A participação feminina na música erudita tornou-se especialmente significativa no século XIX, em consequência de várias mudanças socioculturais que o caracterizaram. Apesar de frequentemente esquecida, Josephine Amann-Weinlich foi uma das maestras que mais se destacou nesta época, tendo sido pioneira na criação de uma orquestra exclusivamente feminina, intitulada Neues Wiener Damen-Orchester. O presente artigo explora o percurso profissional de Amann-Weinlich e das suas instrumentistas, reunindo informação sobre os seus sucessos, os problemas de género que enfrentaram e a influência que tiveram sobre outras mulheres, e termina com uma análise interseccional das nuances socioculturas subjacentes aos seus contextos. ER -