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Sousa, C.  & Oliveira, J. M. de. (2024). Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense. Revista Feminismos. 12 (1)
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C. Sousa and J. M. Oliveira,  "Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense", in Revista Feminismos, vol. 12, no. 1, 2024
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TY  - JOUR
TI  - Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense
T2  - Revista Feminismos
VL  - 12
IS  - 1
AU  - Sousa, C. 
AU  - Oliveira, J. M. de.
PY  - 2024
SN  - 2317-2932
DO  - 10.9771/rf.v12i1.54229
UR  - https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/about
AB  - A participação feminina na música erudita tornou-se especialmente significativa no século XIX, em consequência de várias mudanças socioculturais que o caracterizaram. Apesar de frequentemente esquecida, Josephine Amann-Weinlich foi uma das maestras que mais se destacou nesta época, tendo sido pioneira na criação de uma orquestra exclusivamente feminina, intitulada Neues Wiener Damen-Orchester. O presente artigo explora o percurso profissional de Amann-Weinlich e das suas instrumentistas, reunindo informação sobre os seus sucessos, os problemas de género que enfrentaram e a influência que tiveram sobre outras mulheres, e termina com uma análise interseccional das nuances socioculturas subjacentes aos seus contextos.
ER  -