Artigo em revista científica
Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense
Catarina Sousa (Sousa, C. ); João Manuel de Oliveira (Oliveira, J. M. de.);
Título Revista
Revista Feminismos
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Brasil
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(Última verificação: 2024-12-21 17:22)

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(Inglês) Josephine Amann-Weinlich and the New Vienesse Ladies' Orchestra

Abstract/Resumo
A participação feminina na música erudita tornou-se especialmente significativa no século XIX, em consequência de várias mudanças socioculturais que o caracterizaram. Apesar de frequentemente esquecida, Josephine Amann-Weinlich foi uma das maestras que mais se destacou nesta época, tendo sido pioneira na criação de uma orquestra exclusivamente feminina, intitulada Neues Wiener Damen-Orchester. O presente artigo explora o percurso profissional de Amann-Weinlich e das suas instrumentistas, reunindo informação sobre os seus sucessos, os problemas de género que enfrentaram e a influência que tiveram sobre outras mulheres, e termina com uma análise interseccional das nuances socioculturas subjacentes aos seus contextos.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Josephine Amann-Weinlich,Neues Wiener Damen-Orchester,Orquestra feminina
  • Artes - Humanidades
  • Outras Humanidades - Humanidades

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