Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Correia, N. & Aguiar, C. (2024). Pontes entre a academia e a prática: Três recursos digitais. 2.º Encontro de Educação Digital no Ensino Superior (Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa).
N. E. Correia and C. D. Aguiar, "Pontes entre a academia e a prática: Três recursos digitais", in 2.º Encontro de Educação Digital no Ensino Superior (Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa), Lisboa, 2024
@misc{correia2024_1736317812720, author = "Correia, N. and Aguiar, C.", title = "Pontes entre a academia e a prática: Três recursos digitais", year = "2024", howpublished = "Impresso", url = "https://ensino-online.ipl.pt/encontro-de-educacao-digital-no-ensino-superior/" }
TY - CPAPER TI - Pontes entre a academia e a prática: Três recursos digitais T2 - 2.º Encontro de Educação Digital no Ensino Superior (Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa) AU - Correia, N. AU - Aguiar, C. PY - 2024 CY - Lisboa UR - https://ensino-online.ipl.pt/encontro-de-educacao-digital-no-ensino-superior/ AB - As tecnologias digitais são essenciais no contexto educativo atual, permitindo o acesso a vastos recursos e a novas oportunidades de aprendizagem. Neste poster serão apresentados três recursos digitais desenvolvidos em contexto académico e destinados, essencialmente, a profissionais que exercem funções em contexto de educação de infância. Mais especificamente, serão apresentados um blogue, um toolkit e uma app. O blogue PrimeirosAnos.pt, com 148 mensagens publicadas e mais de 305.000 visualizações, visa a construção de pontes entre a investigação e a prática em educação de infância, com particular enfoque nas temáticas da qualidade, da diversidade e da inclusão. O toolkit PARTICIPA, englobando um MOOC e três instrumentos de autorreflexão - submetidos a estudo de viabilidade com 100 profissionais -, constitui uma abordagem de desenvolvimento profissional que visa a promoção de conhecimentos, atitudes e práticas favoráveis à participação das crianças. A app HEAR, uma ferramenta em formato de jogo, a co-construir com as crianças, visa permitir o relato de experiências de participação pelas crianças, em diversos contextos (e.g., educação de infância, familiar), informando a prática e a investigação nesta área. Estes três recursos, ancorados em investigação recente, apresentam um caráter inovador e comportam importantes implicações para área da educação de infância. ER -