Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Rebelo, B. & Manso, J. (2024). Gestão de recursos humanos e a preparação para a reforma: De que modo as organizações podem contribuir?. In João Ricardo Catarino, Fernanda Nogueira, Sónia P. Gonçalves & Alexandre Nunes (Ed.), Gestão de recursos humanos e administração pública na lusofonia: Olhares plurais sobre a sustentabilidade. (pp. 433-450). LIsboa: ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Exportar Referência (IEEE)
B. P. Rebelo and J. R. Manso,  "Gestão de recursos humanos e a preparação para a reforma: De que modo as organizações podem contribuir?", in Gestão de recursos humanos e administração pública na lusofonia: Olhares plurais sobre a sustentabilidade, João Ricardo Catarino, Fernanda Nogueira, Sónia P. Gonçalves & Alexandre Nunes, Ed., LIsboa, ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2024, pp. 433-450
Exportar BibTeX
@incollection{rebelo2024_1765919926301,
	author = "Rebelo, B. and Manso, J.",
	title = "Gestão de recursos humanos e a preparação para a reforma: De que modo as organizações podem contribuir?",
	chapter = "",
	booktitle = "Gestão de recursos humanos e administração pública na lusofonia: Olhares plurais sobre a sustentabilidade",
	year = "2024",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "433-433",
	publisher = "ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas",
	address = "LIsboa",
	url = "https://capp.iscsp.ulisboa.pt/images/2024/CLAG_v2.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Gestão de recursos humanos e a preparação para a reforma: De que modo as organizações podem contribuir?
T2  - Gestão de recursos humanos e administração pública na lusofonia: Olhares plurais sobre a sustentabilidade
AU  - Rebelo, B.
AU  - Manso, J.
PY  - 2024
SP  - 433-450
DO  - 10.33167/978-989-646-187-4
CY  - LIsboa
UR  - https://capp.iscsp.ulisboa.pt/images/2024/CLAG_v2.pdf
AB  - O ciclo de vida de um trabalhador deve ser gerido de forma estratégica desde a sua entrada numa organização até à sua desvinculação laboral. No caso dos indivíduos que vão passar à reforma, a revisão da literatura aponta para a escassez ao nível das pesquisas nessa transição. Este artigo tem como principal objetivo compreender o papel que a gestão de recursos humanos pode assumir num processo de preparação para a reforma. Com base numa metodologia qualitativa realizaram-se entrevistas a trabalhadores e pessoas reformadas ou em situação de pré-reforma. Apesar dos entrevistados não terem participado em processos de preparação para a reforma, nas organizações onde trabalham ou desempenharam a sua atividade profissional, foi possível captar, através das suas respostas, um conjunto de práticas que estes consideram relevantes num processo dessa natureza, e que podem resultar em benefícios para os indivíduos, para as organizações e para a sociedade.  
ER  -