Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Neves, J. S., Mata, J. T. da., Martins, M. O. & Lopes, M. Â. (2024). Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal. Sociologia On Line. 35, 85-103
Export Reference (IEEE)
J. S. Neves et al.,  "Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal", in Sociologia On Line, no. 35, pp. 85-103, 2024
Export BibTeX
@article{neves2024_1764941313802,
	author = "Neves, J. S. and Mata, J. T. da. and Martins, M. O. and Lopes, M. Â.",
	title = "Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal",
	journal = "Sociologia On Line",
	year = "2024",
	volume = "",
	number = "35",
	doi = "10.30553/sociologiaonline.2024.35.4",
	pages = "85-103",
	url = "https://revista.aps.pt/pt/revista-no-35/"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal
T2  - Sociologia On Line
IS  - 35
AU  - Neves, J. S.
AU  - Mata, J. T. da.
AU  - Martins, M. O.
AU  - Lopes, M. Â.
PY  - 2024
SP  - 85-103
SN  - 1647-3337
DO  - 10.30553/sociologiaonline.2024.35.4
UR  - https://revista.aps.pt/pt/revista-no-35/
AB  - O artigo que agora se apresenta tem como intenção caracterizar os contextos institucionais da mediação leitora, assim como analisar e discutir as práticas de promoção da leitura no sistema de ensino não superior. Adota a Sociologia da leitura como contributo teórico referencial, nomeadamente o conceito de prática de leitura, entendida e perspetivada como prática cultural, de lazer, não diretamente relacionada com obrigações e deveres escolares. A base empírica é qualitativa, documental e de entrevistas semidiretivas a 11 mediadores em contextos profissionais das áreas da educação, incluindo bibliotecas escolares, e da cultura, em especial bibliotecas públicas. São inventariados e analisados os quadros, contextos e atividades de exercício da mediação leitora, refletindo sobre os recursos e referenciais disponíveis para o exercício dessa função, designadamente, a formação específica que existe, diretrizes políticas no que à promoção de leitura diz respeito e a influência de instrumentos políticos de longa duração. A mediação leitora ocorre em diversos contextos institucionais desempenhando professores, bibliotecários e mediadores independentes um papel crucial. Os resultados do estudo mostram a necessidade de clarificação das orientações sobre a formação, funções e competências dos mediadores, bem como a inclusão das suas perceções e experiências na construção das políticas públicas.
ER  -