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Neves, J. S., Mata, J. T. da., Martins, M. O. & Lopes, M. Â. (2024). Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal. Sociologia On Line. 35, 85-103
J. S. Neves et al., "Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal", in Sociologia On Line, no. 35, pp. 85-103, 2024
@article{neves2024_1734791484527, author = "Neves, J. S. and Mata, J. T. da. and Martins, M. O. and Lopes, M. Â.", title = "Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal", journal = "Sociologia On Line", year = "2024", volume = "", number = "35", doi = "10.30553/sociologiaonline.2024.35.4", pages = "85-103", url = "https://revista.aps.pt/pt/revista-no-35/" }
TY - JOUR TI - Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal T2 - Sociologia On Line IS - 35 AU - Neves, J. S. AU - Mata, J. T. da. AU - Martins, M. O. AU - Lopes, M. Â. PY - 2024 SP - 85-103 SN - 1647-3337 DO - 10.30553/sociologiaonline.2024.35.4 UR - https://revista.aps.pt/pt/revista-no-35/ AB - O artigo que agora se apresenta tem como intenção caracterizar os contextos institucionais da mediação leitora, assim como analisar e discutir as práticas de promoção da leitura no sistema de ensino não superior. Adota a Sociologia da leitura como contributo teórico referencial, nomeadamente o conceito de prática de leitura, entendida e perspetivada como prática cultural, de lazer, não diretamente relacionada com obrigações e deveres escolares. A base empírica é qualitativa, documental e de entrevistas semidiretivas a 11 mediadores em contextos profissionais das áreas da educação, incluindo bibliotecas escolares, e da cultura, em especial bibliotecas públicas. São inventariados e analisados os quadros, contextos e atividades de exercício da mediação leitora, refletindo sobre os recursos e referenciais disponíveis para o exercício dessa função, designadamente, a formação específica que existe, diretrizes políticas no que à promoção de leitura diz respeito e a influência de instrumentos políticos de longa duração. A mediação leitora ocorre em diversos contextos institucionais desempenhando professores, bibliotecários e mediadores independentes um papel crucial. Os resultados do estudo mostram a necessidade de clarificação das orientações sobre a formação, funções e competências dos mediadores, bem como a inclusão das suas perceções e experiências na construção das políticas públicas. ER -