Artigo em revista científica
Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal
José Soares Neves (Neves, J. S.); João Trocado da Mata (Mata, J. T. da.); Mariana Martins (Martins, M. O.); Miguel Ângelo Lopes (Lopes, M. Â.);
Título Revista
Sociologia On Line
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
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(Última verificação: 2024-12-19 12:02)

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(Inglês) Contexts and practices of reading mediation in Portugal

Abstract/Resumo
O artigo que agora se apresenta tem como intenção caracterizar os contextos institucionais da mediação leitora, assim como analisar e discutir as práticas de promoção da leitura no sistema de ensino não superior. Adota a Sociologia da leitura como contributo teórico referencial, nomeadamente o conceito de prática de leitura, entendida e perspetivada como prática cultural, de lazer, não diretamente relacionada com obrigações e deveres escolares. A base empírica é qualitativa, documental e de entrevistas semidiretivas a 11 mediadores em contextos profissionais das áreas da educação, incluindo bibliotecas escolares, e da cultura, em especial bibliotecas públicas. São inventariados e analisados os quadros, contextos e atividades de exercício da mediação leitora, refletindo sobre os recursos e referenciais disponíveis para o exercício dessa função, designadamente, a formação específica que existe, diretrizes políticas no que à promoção de leitura diz respeito e a influência de instrumentos políticos de longa duração. A mediação leitora ocorre em diversos contextos institucionais desempenhando professores, bibliotecários e mediadores independentes um papel crucial. Os resultados do estudo mostram a necessidade de clarificação das orientações sobre a formação, funções e competências dos mediadores, bem como a inclusão das suas perceções e experiências na construção das políticas públicas.
Agradecimentos/Acknowledgements
PNL2027
Palavras-chave
Sociologia da leitura,Mediação leitora,Promoção da leitura,Políticas públicas
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