Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Pires, A., Reboredo, C., Morais, D., Pereira, H., Câmara, I.B, Alves, A.R....Silva, S. (2021). Observatório Oeiras Educa+. Resultados e Experiências 2018-2021.
Á. Pires et al., "Observatório Oeiras Educa+. Resultados e Experiências 2018-2021",, 2021
@techreport{pires2021_1766367323241,
author = "Pires, A. and Reboredo, C. and Morais, D. and Pereira, H. and Câmara, I.B and Alves, A.R. and Silva, S.",
title = "Observatório Oeiras Educa+. Resultados e Experiências 2018-2021",
year = "2021",
number = "",
institution = "Mapa das Ideias",
address = "",
url = "https://mapadasideias.pt/"
}
TY - RPRT TI - Observatório Oeiras Educa+. Resultados e Experiências 2018-2021 AU - Pires, A. AU - Reboredo, C. AU - Morais, D. AU - Pereira, H. AU - Câmara, I.B AU - Alves, A.R. AU - Silva, S. PY - 2021 UR - https://mapadasideias.pt/ AB - O Observatório Oeiras Educa+ tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento da realidade cultural e educativa do território de Oeiras. Para a realização do estudo que se segue foi aplicado um inquérito, online, aos docentes do concelho de Oeiras, entre os dias 17 de março de 2021 e 30 de abril de 2021. Do universo de 1873 docentes, que o concelho registava no ano letivo de 2020/2021, foi construída uma base de dados com 887 contactos validados através de inquérito telefónico, entre janeiro e março de 2021. Da aplicação do inquérito à amostra de 887 docentes obtiveram-se 463 respostas, que fundamentaram parte da análise do estudo. A nível qualitativo, foram ainda realizados 12 Focus Group e 5 entrevistas individuais, via zoom, entre os dias 12 de fevereiro de 2021 e 5 de maio de 2021. Deste modo foi possível constatar o crescimento notório do Programa, sendo igualmente visível o reconhecimento ao trabalho que tem vindo a ser realizado. A maior parte dos docentes já utilizou o portal Oeiras Educa+, sendo possível afirmar que neste último ano letivo houve um aumento significativo na adesão de docentes e alunos às atividades do programa. A área temática em que se realizaram mais atividades foi a do Ambiente e Sustentabilidade, seguida pela Artes Performativas. Foi notório um grande crescimento em ambas entre os anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Do ponto de vista qualitativo, quer os professores quer os Pais/Encarregados de Educação, Coordenadores de Atividades, Técnicos não Docentes e Assistentes Operacionais, percepcionam o programa de forma muito positiva e capaz de facilitar aprendizagens ativas. De referir também o reconhecimento à qualidade do trabalho da equipa do Oeiras Educa+ no suporte ao programa, nomeadamente no apoio ao agendamento e acompanhamento de atividades. Por fim, dado que o foco primordial do Programa Oeiras Educa+ passa por aproveitar o potencial educativo do concelho, procurando enriquecer e complementar a oferta curricular da sala de aula, foi também tido em conta o património local e o conhecimento que professores e alunos têm sobre o mesmo. Os locais mais visitados pelos docentes foram o Parque dos Poetas, o Passeio Oceânico e o Aquário Vasco da Gama, sendo que o número de visitas regulares tem vindo a aumentar nos últimos anos. Através dos indicadores resultantes do presente estudo, não obstante a curta vida do Programa Oeiras Educa+, é notório o seu potencial de visibilidade e utilização, prevendo-se cada vez mais promissor no alcance dos seus objetivos. ER -
English