Report
Observatório Oeiras Educa+. Resultados e Experiências 2018-2021
Áurea Pires (Pires, A.); Cristina Reboredo (Reboredo, C.); Daniela Morais (Morais, D.); Hernâni Pereira (Pereira, H.); Inês Bettencourt da Câmara (Câmara, I.B); Rita Alves (Alves, A.R.); Sara Silva (Silva, S.); et al.
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
O Observatório Oeiras Educa+ tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento da realidade cultural e educativa do território de Oeiras. Para a realização do estudo que se segue foi aplicado um inquérito, online, aos docentes do concelho de Oeiras, entre os dias 17 de março de 2021 e 30 de abril de 2021. Do universo de 1873 docentes, que o concelho registava no ano letivo de 2020/2021, foi construída uma base de dados com 887 contactos validados através de inquérito telefónico, entre janeiro e março de 2021. Da aplicação do inquérito à amostra de 887 docentes obtiveram-se 463 respostas, que fundamentaram parte da análise do estudo. A nível qualitativo, foram ainda realizados 12 Focus Group e 5 entrevistas individuais, via zoom, entre os dias 12 de fevereiro de 2021 e 5 de maio de 2021. Deste modo foi possível constatar o crescimento notório do Programa, sendo igualmente visível o reconhecimento ao trabalho que tem vindo a ser realizado. A maior parte dos docentes já utilizou o portal Oeiras Educa+, sendo possível afirmar que neste último ano letivo houve um aumento significativo na adesão de docentes e alunos às atividades do programa. A área temática em que se realizaram mais atividades foi a do Ambiente e Sustentabilidade, seguida pela Artes Performativas. Foi notório um grande crescimento em ambas entre os anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Do ponto de vista qualitativo, quer os professores quer os Pais/Encarregados de Educação, Coordenadores de Atividades, Técnicos não Docentes e Assistentes Operacionais, percepcionam o programa de forma muito positiva e capaz de facilitar aprendizagens ativas. De referir também o reconhecimento à qualidade do trabalho da equipa do Oeiras Educa+ no suporte ao programa, nomeadamente no apoio ao agendamento e acompanhamento de atividades. Por fim, dado que o foco primordial do Programa Oeiras Educa+ passa por aproveitar o potencial educativo do concelho, procurando enriquecer e complementar a oferta curricular da sala de aula, foi também tido em conta o património local e o conhecimento que professores e alunos têm sobre o mesmo. Os locais mais visitados pelos docentes foram o Parque dos Poetas, o Passeio Oceânico e o Aquário Vasco da Gama, sendo que o número de visitas regulares tem vindo a aumentar nos últimos anos. Através dos indicadores resultantes do presente estudo, não obstante a curta vida do Programa Oeiras Educa+, é notório o seu potencial de visibilidade e utilização, prevendo-se cada vez mais promissor no alcance dos seus objetivos.
Acknowledgements
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Report Type
National project anual report
Keywords
  • Educational Sciences - Social Sciences