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Schippling, A. (2024). O impacto do International Baccalaureate (IB) no mundo lusófono: Perspetivas do desenvolvimento da educação internacional nas regiões de Lisboa, Maputo e São Paulo. Seminário Internacional de Estudos Globais, Universidade Aberta.
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A. Schippling,  "O impacto do International Baccalaureate (IB) no mundo lusófono: Perspetivas do desenvolvimento da educação internacional nas regiões de Lisboa, Maputo e São Paulo", in Seminário Internacional de Estudos Globais, Universidade Aberta, Lisboa, 2024
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TY  - CPAPER
TI  - O impacto do International Baccalaureate (IB) no mundo lusófono: Perspetivas do desenvolvimento da educação internacional nas regiões de Lisboa, Maputo e São Paulo
T2  - Seminário Internacional de Estudos Globais, Universidade Aberta
AU  - Schippling, A.
PY  - 2024
CY  - Lisboa
UR  - https://portal.uab.pt/noticias/anne-schippling-nos-seminarios-de-estudos-globais/
AB  - Em países de língua oficial portuguesa, a difusão dos programas e diplomas
internacionais de atores educativos globais como a organização International Baccalaureate
(IB) ainda é modesta quando comparada com a sua expansão a nível mundial. No entanto,
também nestes países o segmento das escolas internacionais começa a ter um impacto
significativo nos respetivos sistemas educativos nacionais. Como resposta a um estado da
arte ainda limitado no que diz respeito ao desenvolvimento do IB no mundo lusófono, está
a ser realizado um projeto de investigação sobre o campo educativo das IB World Schools
no Brasil, em Moçambique e em Portugal e sobre os atores educacionais em torno destas
escolas, nomeadamente a organização IB e atores relacionados com esta organização.
Neste momento, o projeto encontra-se em fase de conclusão de um estudo exploratório do
campo que inclui uma análise dos websites de todas as escolas IB nesses países, outras
bases de dados fornecidas pela IB ou a International Schools Database (ISD), bem como
entrevistas com investigadores que realizaram pesquisa sobre aspetos relacionados com a
educação internacional. Propomos, num primeiro momento, a apresentação de linhas
gerais do projeto de investigação e, em segundo lugar, uma reflexão sobre a situação daeducação internacional e, especificamente, sobre a implementação do IB, com foco nas
realidades educativas nas regiões de Maputo e São Paulo, à luz dos resultados do estudo
exploratório e de entrevistas com funcionários da organização IB.
ER  -