Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Schippling, A. (2024). O impacto do International Baccalaureate (IB) no mundo lusófono: Perspetivas do desenvolvimento da educação internacional nas regiões de Lisboa, Maputo e São Paulo. Seminário Internacional de Estudos Globais, Universidade Aberta.
A. Schippling, "O impacto do International Baccalaureate (IB) no mundo lusófono: Perspetivas do desenvolvimento da educação internacional nas regiões de Lisboa, Maputo e São Paulo", in Seminário Internacional de Estudos Globais, Universidade Aberta, Lisboa, 2024
@misc{schippling2024_1766463502493,
author = "Schippling, A.",
title = "O impacto do International Baccalaureate (IB) no mundo lusófono: Perspetivas do desenvolvimento da educação internacional nas regiões de Lisboa, Maputo e São Paulo",
year = "2024",
url = "https://portal.uab.pt/noticias/anne-schippling-nos-seminarios-de-estudos-globais/"
}
TY - CPAPER TI - O impacto do International Baccalaureate (IB) no mundo lusófono: Perspetivas do desenvolvimento da educação internacional nas regiões de Lisboa, Maputo e São Paulo T2 - Seminário Internacional de Estudos Globais, Universidade Aberta AU - Schippling, A. PY - 2024 CY - Lisboa UR - https://portal.uab.pt/noticias/anne-schippling-nos-seminarios-de-estudos-globais/ AB - Em países de língua oficial portuguesa, a difusão dos programas e diplomas internacionais de atores educativos globais como a organização International Baccalaureate (IB) ainda é modesta quando comparada com a sua expansão a nível mundial. No entanto, também nestes países o segmento das escolas internacionais começa a ter um impacto significativo nos respetivos sistemas educativos nacionais. Como resposta a um estado da arte ainda limitado no que diz respeito ao desenvolvimento do IB no mundo lusófono, está a ser realizado um projeto de investigação sobre o campo educativo das IB World Schools no Brasil, em Moçambique e em Portugal e sobre os atores educacionais em torno destas escolas, nomeadamente a organização IB e atores relacionados com esta organização. Neste momento, o projeto encontra-se em fase de conclusão de um estudo exploratório do campo que inclui uma análise dos websites de todas as escolas IB nesses países, outras bases de dados fornecidas pela IB ou a International Schools Database (ISD), bem como entrevistas com investigadores que realizaram pesquisa sobre aspetos relacionados com a educação internacional. Propomos, num primeiro momento, a apresentação de linhas gerais do projeto de investigação e, em segundo lugar, uma reflexão sobre a situação daeducação internacional e, especificamente, sobre a implementação do IB, com foco nas realidades educativas nas regiões de Maputo e São Paulo, à luz dos resultados do estudo exploratório e de entrevistas com funcionários da organização IB. ER -
English