Comunicação em evento científico
O impacto do International Baccalaureate (IB) no mundo lusófono: Perspetivas do desenvolvimento da educação internacional nas regiões de Lisboa, Maputo e São Paulo
Anne Schippling (Schippling, A.);
Título Evento
Seminário Internacional de Estudos Globais, Universidade Aberta
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-03-18 11:28)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Em países de língua oficial portuguesa, a difusão dos programas e diplomas internacionais de atores educativos globais como a organização International Baccalaureate (IB) ainda é modesta quando comparada com a sua expansão a nível mundial. No entanto, também nestes países o segmento das escolas internacionais começa a ter um impacto significativo nos respetivos sistemas educativos nacionais. Como resposta a um estado da arte ainda limitado no que diz respeito ao desenvolvimento do IB no mundo lusófono, está a ser realizado um projeto de investigação sobre o campo educativo das IB World Schools no Brasil, em Moçambique e em Portugal e sobre os atores educacionais em torno destas escolas, nomeadamente a organização IB e atores relacionados com esta organização. Neste momento, o projeto encontra-se em fase de conclusão de um estudo exploratório do campo que inclui uma análise dos websites de todas as escolas IB nesses países, outras bases de dados fornecidas pela IB ou a International Schools Database (ISD), bem como entrevistas com investigadores que realizaram pesquisa sobre aspetos relacionados com a educação internacional. Propomos, num primeiro momento, a apresentação de linhas gerais do projeto de investigação e, em segundo lugar, uma reflexão sobre a situação daeducação internacional e, especificamente, sobre a implementação do IB, com foco nas realidades educativas nas regiões de Maputo e São Paulo, à luz dos resultados do estudo exploratório e de entrevistas com funcionários da organização IB.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
2021.03720.CEECIND Fundação para a Ciência e a Tecnologia