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Carone, R. R., Gaspar, S., Matias, A. R. & Lotta, G. S. (2025). “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas. 107, 103-128
R. R. Carone et al., "“Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 107, pp. 103-128, 2025
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TY - JOUR TI - “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 107 AU - Carone, R. R. AU - Gaspar, S. AU - Matias, A. R. AU - Lotta, G. S. PY - 2025 SP - 103-128 SN - 0873-6529 DO - 10.7458/SPP202510734509 UR - https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/about AB - Através da realização de 31 entrevistas semiestruturadas, com jovens estudantes de origem brasileira na área metropolitana de Lisboa, analisamos de que modo estes alunos interpretam as categorizações operadas pelos seus professores face ao português do Brasil (diferente do português de Portugal, a língua de escolarização). O objetivo deste artigo é contribuir para um melhor entendimento do uso das categorizações na literatura de burocracia de nível de rua a partir da visão dos usuários, reconhecendo a questão da língua como um elemento que aciona estereótipos e constrói categorias sociais. ER -