Artigo em revista científica
“Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal
Renata Carone (Carone, R. R.); Sofia Gaspar (Gaspar, S.); Ana Raquel Matias (Matias, A. R.); Gabriela Spanghero Lotta (Lotta, G. S.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
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Títulos Alternativos

(Inglês) “I speak Portuguese, you speak Brazilian”: Categorisation processes operated by teachers from the perspective of Brazilian students in Portugal

(Francês) “Je parle Portugais, tu parles Brésilien”: Processus de catégorisation opérés par les professeurs dans la perspective des étudiants Brésiliens au Portugal

(Espanhol/Castelhano) “Yo hablo Portugués, tú hablas Brasileño”: Procesos de categorización operados por profesores desde la perspectiva de estudiantes Brasileños en Portugal

Abstract/Resumo
Através da realização de 31 entrevistas semiestruturadas, com jovens estudantes de origem brasileira na área metropolitana de Lisboa, analisamos de que modo estes alunos interpretam as categorizações operadas pelos seus professores face ao português do Brasil (diferente do português de Portugal, a língua de escolarização). O objetivo deste artigo é contribuir para um melhor entendimento do uso das categorizações na literatura de burocracia de nível de rua a partir da visão dos usuários, reconhecendo a questão da língua como um elemento que aciona estereótipos e constrói categorias sociais.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Burocratas de nível de rua,Professores,Categorização,Português língua pluricêntrica,Alunos de origem imigrante brasileira
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PT/2020/FAMI/517 Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.