Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ribeiro, M. & Martins, G (2025). Formação e ensino superior no sistema de proteção civil - contributos para uma reflexão -. In RISCOS (Ed.), Contributo da Formação para a Redução dos Riscos. (pp. 63-87). Coimbra: RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.
Exportar Referência (IEEE)
M. J. Ribeiro and P. G. Martins,  "Formação e ensino superior no sistema de proteção civil - contributos para uma reflexão -", in Contributo da Formação para a Redução dos Riscos, RISCOS, Ed., Coimbra, RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2025, vol. 1, pp. 63-87
Exportar BibTeX
@incollection{ribeiro2025_1744890856787,
	author = "Ribeiro, M. and Martins, G",
	title = "Formação e ensino superior no sistema de proteção civil - contributos para uma reflexão -",
	chapter = "",
	booktitle = "Contributo da Formação para a Redução dos Riscos",
	year = "2025",
	volume = "1",
	series = "Série Riscos e Catástrofes",
	edition = "Imprensa da Universidade de Coimbra",
	pages = "63-63",
	publisher = "RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança",
	address = "Coimbra",
	url = "https://www.riscos.pt/publicacoes/src/volume-xii-cfrr/"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Formação e ensino superior no sistema de proteção civil - contributos para uma reflexão -
T2  - Contributo da Formação para a Redução dos Riscos
VL  - 1
AU  - Ribeiro, M.
AU  - Martins, G
PY  - 2025
SP  - 63-87
DO  - 10.14195/978-989-26-2685-7
CY  - Coimbra
UR  - https://www.riscos.pt/publicacoes/src/volume-xii-cfrr/
AB  - As abordagens em torno dos modelos de formação e de ensino relacionados com o sistema de proteção civil, têm potenciado um campo alargado de discussão que, mais do que conduzir a processos suportados numa visão abrangente e integradora, parece continuar a evidenciar uma heterogeneidade difícil de consensualização e, em alguns casos, com manifestação, inclusive, de interesses antagónicos. Nesta breve exposição percorrer-se-ão alguns dos caminhos produzidos 
em redor do tema, numa lógica de traduzir em eventuais suportes uma melhoria em relação ao conhecimento científico nesta matéria de inquestionável importância para a sociedade em geral, e para o sistema de proteção civil em particular. Para tal, enquadra-se a análise, quer nos referenciais que advêm das situações de acidentes e catástrofes, quer no domínio das políticas públicas que, direta ou indiretamente, têm concorrido para a definição institucional dos referidos modelos de ensino e formação.
ER  -