Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Sugahara, G., Matos, M., Canha, S., Inês Santos, Lages, J. & Costa, Pedro Seco de (2023). Isolamento Involuntário, Solidão e Relações Sociais em Cascais.
Exportar Referência (IEEE)
G. T. Sugahara et al.,  "Isolamento Involuntário, Solidão e Relações Sociais em Cascais",, 2023
Exportar BibTeX
@techreport{sugahara2023_1768393136164,
	author = "Sugahara, G. and Matos, M. and Canha, S. and Inês Santos and Lages, J. and Costa, Pedro Seco de",
	title = "Isolamento Involuntário, Solidão e Relações Sociais em Cascais",
	year = "2023",
	number = "",
	institution = "",
	address = ""
}
Exportar RIS
TY  - RPRT
TI  - Isolamento Involuntário, Solidão e Relações Sociais em Cascais
AU  - Sugahara, G.
AU  - Matos, M.
AU  - Canha, S.
AU  - Inês Santos
AU  - Lages, J.
AU  - Costa, Pedro Seco de
PY  - 2023
AB  - Este relatório oferece uma visão atualizada e aprofundada à discussão em torno das políticas públicas para o combate ao isolamento e a solidão, e dados novos relativos ao fenómeno ao nível das freguesias do concelho. Partindo de uma base territorial (freguesias de Cascais) e de uma análise multinível (fatores individuais, interpessoais, comunitários e societais), este relatório tem como objetivo específico caracterizar a população com idade igual ou superior a 40 anos no que diz respeito ao isolamento involuntário, solidão e qualidade das relações sociais. Uma das principais inovações trazidas por este estudo é a análise dos fatores protetores, nomeadamente, mostrar o nível de integração social e a qualidade das relações sociais de proximidade. Apartir da análise dos dados advindos de um inquérito, entrevistas, e de uma revisão crítica de literatura, avançamos com algumas recomendações, sintetizadas na parte final deste sumário. Pretende-se que este estudo contribua para o desenho de estratégias e de medidas que permitam mitigar os eventuais níveis de isolamento
involuntário e solidão, no presente e no futuro. Destaca-se ainda que o isolamento social e a solidão são observados como o resultado da interação entre múltiplos fatores.
ER  -