Relatório
Isolamento Involuntário, Solidão e Relações Sociais em Cascais
Gustavo Sugahara (Sugahara, G.); Marta Osório de Matos (Matos, M.); Sara Canha (Canha, S.); Inês Fernandes dos Santos (Inês Santos); Joana Pestana Lages (Lages, J.); Costa, Pedro Seco de (Costa, Pedro Seco de);
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-07-05 13:53)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Este relatório oferece uma visão atualizada e aprofundada à discussão em torno das políticas públicas para o combate ao isolamento e a solidão, e dados novos relativos ao fenómeno ao nível das freguesias do concelho. Partindo de uma base territorial (freguesias de Cascais) e de uma análise multinível (fatores individuais, interpessoais, comunitários e societais), este relatório tem como objetivo específico caracterizar a população com idade igual ou superior a 40 anos no que diz respeito ao isolamento involuntário, solidão e qualidade das relações sociais. Uma das principais inovações trazidas por este estudo é a análise dos fatores protetores, nomeadamente, mostrar o nível de integração social e a qualidade das relações sociais de proximidade. Apartir da análise dos dados advindos de um inquérito, entrevistas, e de uma revisão crítica de literatura, avançamos com algumas recomendações, sintetizadas na parte final deste sumário. Pretende-se que este estudo contribua para o desenho de estratégias e de medidas que permitam mitigar os eventuais níveis de isolamento involuntário e solidão, no presente e no futuro. Destaca-se ainda que o isolamento social e a solidão são observados como o resultado da interação entre múltiplos fatores.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório final de projecto nacional
Palavras-chave
Isolamento,Solidão,Análise Multinível
Projetos Relacionados

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.