Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lopes, Miguel Ângelo, Mata, João Trocado da, Neves, J. S. & Ávila, P. (2025). Evolução das práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal continental (2019-2023). XIII Congresso Porruguês de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
M. Â. Lopes et al.,  "Evolução das práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal continental (2019-2023)", in XIII Congr.o Porruguês de Sociologia, Ponta Delgada, S. Miguel. Açores, 2025
Exportar BibTeX
@misc{lopes2025_1765125608025,
	author = "Lopes, Miguel Ângelo and Mata, João Trocado da and Neves, J. S. and Ávila, P.",
	title = "Evolução das práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal continental (2019-2023)",
	year = "2025",
	howpublished = "Outro"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Evolução das práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal continental (2019-2023)
T2  - XIII Congresso Porruguês de Sociologia
AU  - Lopes, Miguel Ângelo
AU  - Mata, João Trocado da
AU  - Neves, J. S.
AU  - Ávila, P.
PY  - 2025
CY  - Ponta Delgada, S. Miguel. Açores
AB  - Esta comunicação tem por base os resultados do estudo Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário (abreviadamente PLEP) – realizado em duas fases, 2019 e 2021 –, e do estudo Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23 (abreviadamente Barómetro’23) – realizado em 2023 –, estudos que resultam de encomendas do Plano Nacional de Leitura 2027, tendo sido apoiados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência (DGEEC) e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Ambos os estudos têm como principal objetivo analisar a evolução das práticas de leitura dos estudantes dos ensinos básico e secundário e ao mesmo tempo contribuir para o aprofundamento do conhecimento disponível sobre a leitura, que é aqui perspetivada como atividade não diretamente relacionada com os planos curriculares ou o cumprimento de deveres e obrigações escolares (Ariño, 2010), ou seja, uma atividade realizada em tempo de lazer, motivadas pela procura de prazer e fruição intelectual por parte do leitor (Clark e Rumbold, 2006; Donnat, 2009; Griswold et al., 2005; Griswold et al., 2011; Neves, 2015; Clark e Teravainen, 2017; Kucirkova e Cremin, 2020; Lopes et al, 2021). A metodologia dos dois estudos é de carácter quantitativo, com recurso a um inquérito por questionário, adaptado ao ciclo de ensino e respondido em plataforma eletrónica, tendo sido construídas amostras representativa, aleatórias e estratificadas por região (NUTS II), tipologia de áreas urbanas, ciclo de ensino e natureza do estabelecimento de ensino. Trata-se de operações estatísticas de grande envergadura com uma amostra total de 20.311 estudantes para o PLEP e de 31.101 estudantes para o Barómetro’23. Os resultados que aqui apresentamos incidem sobre as seguintes dimensões de análise: número de livros em casa; leitura de livros (nos últimos 12 meses e no momento de inquirição); suportes de leitura (físicos/digitais). O tipo de leitor e os respetivos perfis sociais e de relação com a leitura são analisados à luz das referidas dimensões. Em termos gerais os resultados de ambos os estudos mostram valores elevados da leitura de livros em termos percentuais, mais próximos no 1.º e 2.º ciclo, e diminuição depois do 3.º ciclo; assistindo-se a uma tendência de crescimento desses valores entre o PLEP e o Barómetro’23, particularmente no 3.º ciclo e no ensino secundário.
ER  -