Comunicação em evento científico
Evolução das práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal continental (2019-2023)
Miguel Ângelo Lopes (Lopes, Miguel Ângelo); João Trocado da Mata (Mata, João Trocado da); José Soares Neves (Neves, J. S.); Patrícia Ávila (Ávila, P.);
Título Evento
XIII Congresso Porruguês de Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-12-04 23:51)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Esta comunicação tem por base os resultados do estudo Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário (abreviadamente PLEP) – realizado em duas fases, 2019 e 2021 –, e do estudo Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23 (abreviadamente Barómetro’23) – realizado em 2023 –, estudos que resultam de encomendas do Plano Nacional de Leitura 2027, tendo sido apoiados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência (DGEEC) e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Ambos os estudos têm como principal objetivo analisar a evolução das práticas de leitura dos estudantes dos ensinos básico e secundário e ao mesmo tempo contribuir para o aprofundamento do conhecimento disponível sobre a leitura, que é aqui perspetivada como atividade não diretamente relacionada com os planos curriculares ou o cumprimento de deveres e obrigações escolares (Ariño, 2010), ou seja, uma atividade realizada em tempo de lazer, motivadas pela procura de prazer e fruição intelectual por parte do leitor (Clark e Rumbold, 2006; Donnat, 2009; Griswold et al., 2005; Griswold et al., 2011; Neves, 2015; Clark e Teravainen, 2017; Kucirkova e Cremin, 2020; Lopes et al, 2021). A metodologia dos dois estudos é de carácter quantitativo, com recurso a um inquérito por questionário, adaptado ao ciclo de ensino e respondido em plataforma eletrónica, tendo sido construídas amostras representativa, aleatórias e estratificadas por região (NUTS II), tipologia de áreas urbanas, ciclo de ensino e natureza do estabelecimento de ensino. Trata-se de operações estatísticas de grande envergadura com uma amostra total de 20.311 estudantes para o PLEP e de 31.101 estudantes para o Barómetro’23. Os resultados que aqui apresentamos incidem sobre as seguintes dimensões de análise: número de livros em casa; leitura de livros (nos últimos 12 meses e no momento de inquirição); suportes de leitura (físicos/digitais). O tipo de leitor e os respetivos perfis sociais e de relação com a leitura são analisados à luz das referidas dimensões. Em termos gerais os resultados de ambos os estudos mostram valores elevados da leitura de livros em termos percentuais, mais próximos no 1.º e 2.º ciclo, e diminuição depois do 3.º ciclo; assistindo-se a uma tendência de crescimento desses valores entre o PLEP e o Barómetro’23, particularmente no 3.º ciclo e no ensino secundário.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Práticas de leitura,Alunos do ensino obrigatório