Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Arriaga, P. & Silva, C. (2025).  ‘‘Keep it FAIR’’: Partilha de dados e materiais em acesso aberto. In Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as. (pp. 19-32).: LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
P. P. Ferreira and Cátia,  " ‘‘Keep it FAIR’’: Partilha de dados e materiais em acesso aberto", in Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as, LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, 2025, vol. 3, pp. 19-32
Exportar BibTeX
@incollection{ferreira2025_1765120986621,
	author = "Arriaga, P. and Silva, C.",
	title = " ‘‘Keep it FAIR’’: Partilha de dados e materiais em acesso aberto",
	chapter = "",
	booktitle = "Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as",
	year = "2025",
	volume = "3",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "19-19",
	publisher = "LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa",
	address = "",
	url = "http://hdl.handle.net/10071/35044"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  -  ‘‘Keep it FAIR’’: Partilha de dados e materiais em acesso aberto
T2  - Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as
VL  - 3
AU  - Arriaga, P.
AU  - Silva, C.
PY  - 2025
SP  - 19-32
DO  - 10.31234/osf.io/djn94_v2
UR  - http://hdl.handle.net/10071/35044
AB  - Este capítulo visa enquadrar a ciência aberta como movimento global e realçar a importância da partilha de dados e materiais digitais para a transparência e reprodutibilidade científica. Apresentam-se as principais categorias de dados e materiais passíveis de partilha em acesso aberto e fornecem-se recomendações para boas práticas de partilha e documentação de acordo com os princípios FAIR. O capítulo explora ainda os desafios e caminhos para uma partilha aberta sustentável, considerando o papel de investigadores, infraestruturas de apoio e políticas públicas. Por fim, disponibilizam-se alguns recursos que visam promover a capacitação e a colaboração em práticas de ciência aberta. 
ER  -