Book chapter
‘‘Keep it FAIR’’: Partilha de dados e materiais em acesso aberto
Patrícia Arriaga (Arriaga, P.); Cátia Silva (Silva, C.);
Book Title
Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-04 23:38)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Este capítulo visa enquadrar a ciência aberta como movimento global e realçar a importância da partilha de dados e materiais digitais para a transparência e reprodutibilidade científica. Apresentam-se as principais categorias de dados e materiais passíveis de partilha em acesso aberto e fornecem-se recomendações para boas práticas de partilha e documentação de acordo com os princípios FAIR. O capítulo explora ainda os desafios e caminhos para uma partilha aberta sustentável, considerando o papel de investigadores, infraestruturas de apoio e políticas públicas. Por fim, disponibilizam-se alguns recursos que visam promover a capacitação e a colaboração em práticas de ciência aberta.
Acknowledgements
Ciência aberta; Dados abertos; Reprodutibilidade; Princípios FAIR; Boas práticas de partilha de dados; Infraestruturas de dados; Políticas de ciência aberta; Ética
Keywords
Ciência aberta,Dados abertos,Reprodutibilidade,Princípios FAIR,Boas práticas de partilha de dados,Infraestruturas de dados,Políticas de ciência aberta,Ética
  • Psychology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.