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Regiane Brasilina de Oliveira & Valderi R. Q. Leithardt (2025). Gestão integrada de riscos em ambientes universitários: cibersegurança, informação e privacidade de dados. Brazilian Journal of Development. 11 (07), 1-22
R. B. Oliveira and V. R. Leithardt, "Gestão integrada de riscos em ambientes universitários: cibersegurança, informação e privacidade de dados", in Brazilian Journal of Development, vol. 11, no. 07, pp. 1-22, 2025
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TY - GEN TI - Gestão integrada de riscos em ambientes universitários: cibersegurança, informação e privacidade de dados T2 - Brazilian Journal of Development VL - 11 AU - Regiane Brasilina de Oliveira AU - Valderi R. Q. Leithardt PY - 2025 SP - 1-22 DO - 10.34117/bjdv11n7-071 UR - https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/81240 AB - Este estudo propõe um modelo de gestão de riscos que integra requisitos de privacidade de dados, adaptado ao contexto universitário. Diante do crescimento das interações digitais e dos desafios na proteção de informações sensíveis em ambientes acadêmicos, a pesquisa analisa regulamentações como o GDPR e frameworks reconhecidos, como o NIST SP 800-30 e a ISO/IEC 27005. Por meio da identificação de ativos e da avaliação de riscos em um laboratório de IoT de uma universidade, o estudo demonstra os desafios enfrentados pela instituição, como descentralização de dados ou falta de cultura em segurança da informação. O modelo busca integrar, de forma prática, a gestão de riscos com a privacidade de dados, oferecendo uma solução pragmática para mitigar ameaças e vulnerabilidades específicas do ambiente acadêmico. Os resultados indicam que a aplicação desse modelo pode fortalecer a proteção de dados sensíveis e contribuir para uma postura mais segura. Entre as limitações, destaca-se o foco em uma única instituição e área, sugerindo que pesquisas futuras explorem sua aplicabilidade em outros contextos universitários. A abordagem proposta visa equilibrar conformidade regulatória e eficiência operacional, servindo como um guia para instituições educacionais que buscam alinhar privacidade e segurança em suas infraestruturas digitais. ER -
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