Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lapa, T., Sousa, João Carlos & Carvalho, H. (2025). O papel contraditório dos media digitais na formação da confiança institucional na Europa. XIII Congresso Português de Sociologia - Democracia à prova: riscos e incertezas.
Exportar Referência (IEEE)
T. J. Silva et al.,  "O papel contraditório dos media digitais na formação da confiança institucional na Europa", in XIII Congr.o Português de Sociologia - Democracia à prova: riscos e incertezas, Ponta Delgada, 2025
Exportar BibTeX
@misc{silva2025_1765948221154,
	author = "Lapa, T. and Sousa, João Carlos and Carvalho, H.",
	title = "O papel contraditório dos media digitais na formação da confiança institucional na Europa",
	year = "2025",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O papel contraditório dos media digitais na formação da confiança institucional na Europa
T2  - XIII Congresso Português de Sociologia - Democracia à prova: riscos e incertezas
AU  - Lapa, T.
AU  - Sousa, João Carlos
AU  - Carvalho, H.
PY  - 2025
CY  - Ponta Delgada
AB  - Esta apresentação explora a relação entre o consumo dos media – tradicionais e digitais – e a confiança instrucional na Europa. U lizando dados do Eurobarómetro de 2016 e recorrendo a modelos esta s cos multinível, o estudo examina a forma como a confiança em vários media e meios de 
comunicação social afecta a confiança do público em intuições como os governos, os parlamentos e o sistema judicial. Os resultados revelam uma associação positiva entre a confiança nos meios de comunicação tradicionais (imprensa, rádio e televisão) e a confiança instrucional, enquanto os meios digitais (redes sociais e plataformas online) apresentam uma associação mais fraca e, em  alguns casos, negava. A propagação da desinformação e a criação de “bolhas de informação” nos meios digitais contribuem para a erosão da confiança instrucional. Este estudo sublinha a importância de promover a literacia mediática e de regulamentar as plataformas digitais para contrariar estes efeitos nega vos. As conclusões destacam o papel crítico dos meios de comunicação tradicionais na promoção da confiança e sugerem que é necessária uma maior supervisão dos meios de comunicação digitais para preservar a credibilidade institucional na era digital.
ER  -