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Sousa, I.C. (2025). O Ensino Superior como motor da literacia gerontológica: Uma perspetiva da Gestão de Recursos Humanos. V Seminário Ibérico de Psicogerontologia e VIII Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária.
I. C. Sousa, "O Ensino Superior como motor da literacia gerontológica: Uma perspetiva da Gestão de Recursos Humanos", in V Seminário Ibérico de Psicogerontologia e VIII Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária, 2025
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TY - CPAPER TI - O Ensino Superior como motor da literacia gerontológica: Uma perspetiva da Gestão de Recursos Humanos T2 - V Seminário Ibérico de Psicogerontologia e VIII Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária AU - Sousa, I.C. PY - 2025 UR - https://www.ipbeja.pt/UnidadesOrganicas/ESE/Lists/Notcias/Attachments/716/PROGRAMA%20%20-XV%20Semin%C3%A1rio%20Ib%C3%A9rico%20de%20Psicogerontologia%20e%20VIII%202025-04-30.pdf AB - A literacia gerontológica é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, ao contribuir para a desmistificação de estereótipos negativos sobre a velhice, para a valorização das pessoas mais velhas e para a criação de oportunidades ao longo da vida. O sistema educativo desempenha um papel fundamental na promoção da literacia gerontológica, tanto na formação técnica de profissionais que trabalharão com populações envelhecidas, como no desenvolvimento de uma consciência mais ampla sobre o envelhecimento. Neste contexto, o Ensino Superior assume um papel particularmente relevante no desenvolvimento da literacia gerontológica de futuros profissionais. No entanto, enquanto em algumas áreas – como a Enfermagem – a aquisição de conhecimentos sobre o envelhecimento é obrigatória, noutras, como a Gestão ou a Gestão de Recursos Humanos, este tema permanece pouco explorado. Esta comunicação discute a necessidade de integrar a literacia gerontológica nos programas dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, promovendo a) a reflexão sobre o envelhecimento como um processo natural e individual, que ocorre no trabalho e pelo trabalho; b) a análise crítica do papel das organizações na promoção do envelhecimento ativo e de carreiras mais sustentáveis; c) a identificação de barreiras individuais e organizacionais – como o idadismo – ao envelhecimento ativo no trabalho. Para esse fim, propõem-se duas estratégias pedagógicas. A primeira envolve a aproximação dos estudantes a organizações que implementam práticas de gestão da idade, através de visitas de estudo e aulas com especialistas, que apresentam e discutem iniciativas desenvolvidas nesta área. A segunda estratégia baseia-se na criação de ambientes de simulação controlados, onde os estudantes podem treinar competências técnicas e interpessoais (e.g., role-plays sobre entrevistas de seleção com candidatos mais velhos). Por fim, são debatidas as potencialidades e desafios destas estratégias pedagógicas, sublinhando a sua importância na formação de futuros profissionais mais preparados para gerir o envelhecimento no trabalho. ER -
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