Comunicação em evento científico
O Ensino Superior como motor da literacia gerontológica: Uma perspetiva da Gestão de Recursos Humanos
Inês C. Sousa (Sousa, I.C.);
Título Evento
V Seminário Ibérico de Psicogerontologia e VIII Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A literacia gerontológica é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, ao contribuir para a desmistificação de estereótipos negativos sobre a velhice, para a valorização das pessoas mais velhas e para a criação de oportunidades ao longo da vida. O sistema educativo desempenha um papel fundamental na promoção da literacia gerontológica, tanto na formação técnica de profissionais que trabalharão com populações envelhecidas, como no desenvolvimento de uma consciência mais ampla sobre o envelhecimento. Neste contexto, o Ensino Superior assume um papel particularmente relevante no desenvolvimento da literacia gerontológica de futuros profissionais. No entanto, enquanto em algumas áreas – como a Enfermagem – a aquisição de conhecimentos sobre o envelhecimento é obrigatória, noutras, como a Gestão ou a Gestão de Recursos Humanos, este tema permanece pouco explorado. Esta comunicação discute a necessidade de integrar a literacia gerontológica nos programas dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, promovendo a) a reflexão sobre o envelhecimento como um processo natural e individual, que ocorre no trabalho e pelo trabalho; b) a análise crítica do papel das organizações na promoção do envelhecimento ativo e de carreiras mais sustentáveis; c) a identificação de barreiras individuais e organizacionais – como o idadismo – ao envelhecimento ativo no trabalho. Para esse fim, propõem-se duas estratégias pedagógicas. A primeira envolve a aproximação dos estudantes a organizações que implementam práticas de gestão da idade, através de visitas de estudo e aulas com especialistas, que apresentam e discutem iniciativas desenvolvidas nesta área. A segunda estratégia baseia-se na criação de ambientes de simulação controlados, onde os estudantes podem treinar competências técnicas e interpessoais (e.g., role-plays sobre entrevistas de seleção com candidatos mais velhos). Por fim, são debatidas as potencialidades e desafios destas estratégias pedagógicas, sublinhando a sua importância na formação de futuros profissionais mais preparados para gerir o envelhecimento no trabalho.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Gestão de Recursos Humanos,idadismo,Ensino Superior,literacia gerontológica
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.