Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neto, L. & Costa, B. F. (2025). Perfis discursivos e engajamento nas publicações de Twitter (X) de Bolsonaro sobre questões e conflitos socioambientais no período 2017-2020. 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Exportar Referência (IEEE)
L. V. Neto and B. M. Costa,  "Perfis discursivos e engajamento nas publicações de Twitter (X) de Bolsonaro sobre questões e conflitos socioambientais no período 2017-2020", in 48º Congr.o Brasileiro de Ciências da Comunicação, Faesa – Vitória – ES, 2025
Exportar BibTeX
@misc{neto2025_1765881709552,
	author = "Neto, L. and Costa, B. F.",
	title = "Perfis discursivos e engajamento nas publicações de Twitter (X) de Bolsonaro sobre questões e conflitos socioambientais no período 2017-2020",
	year = "2025",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "https://sistemas.intercom.org.br/pdf/submissao/nacional/23/06302025103313686292198cf71.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Perfis discursivos e engajamento nas publicações de Twitter (X) de Bolsonaro sobre questões e conflitos socioambientais no período 2017-2020
T2  - 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
AU  - Neto, L.
AU  - Costa, B. F.
PY  - 2025
CY  - Faesa – Vitória – ES
UR  - https://sistemas.intercom.org.br/pdf/submissao/nacional/23/06302025103313686292198cf71.pdf
AB  - A partir da análise de 551 publicações de Jair Bolsonaro no X/Twitter (2017 e 2020), sobre as questões socioambientais, combinando a análise de Correspondências Múltiplas (ACM) (Carvalho, 2017), Análise de Clusters e o teste de Kruskal-Wallis (Marôco, 2011), investiga-se quais são as principais macroposições temáticas (Van Dijk, 2015) no discurso de Bolsonaro; a constituição de perfis discursivos e a relação das publicações com os perfis; e se há variação significativa no ranking de engajamento nas publicações relacionadas aos perfis. Verifica-se a composição de três perfis discursivos principais, sendo que o ranking das publicações relacionadas ao perfil que representa a atuação das Forças Armadas na Amazônia possui diferença significativa em relação ao perfil que representa a atuação do governo junto ao agronegócio.
ER  -