Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ribeirinha, F., Santos, M. H., Faustino, M. J. , Garraio, J., Ventura, I. & Cerqueira, C. (2025). Assédio sexual no ensino superior em Portugal: Experiências de vitimação. Cadernos de Pesquisa. 55
Exportar Referência (IEEE)
R. Fátima et al.,  "Assédio sexual no ensino superior em Portugal: Experiências de vitimação", in Cadernos de Pesquisa, vol. 55, 2025
Exportar BibTeX
@article{fátima2025_1764913850659,
	author = "Ribeirinha, F. and Santos, M. H. and Faustino, M. J.  and Garraio, J. and Ventura, I. and Cerqueira, C.",
	title = "Assédio sexual no ensino superior em Portugal: Experiências de vitimação",
	journal = "Cadernos de Pesquisa",
	year = "2025",
	volume = "55",
	number = "",
	doi = "10.1590/1980531411649",
	url = "https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11649"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Assédio sexual no ensino superior em Portugal: Experiências de vitimação
T2  - Cadernos de Pesquisa
VL  - 55
AU  - Ribeirinha, F.
AU  - Santos, M. H.
AU  - Faustino, M. J. 
AU  - Garraio, J.
AU  - Ventura, I.
AU  - Cerqueira, C.
PY  - 2025
SN  - 0100-1574
DO  - 10.1590/1980531411649
UR  - https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11649
AB  - O assédio sexual no ensino superior em Portugal tem recebido crescente atenção mediática, porém pesquisas sobre essas experiências e impactos psicossociais são ainda escassas. Este estudo qualitativo pretendeu explorar a questão, procurando compreender as dinâmicas de gênero e poder associadas a essas vivências. Para tal, foi aplicado um questionário on-line com perguntas abertas, que recolheu 31 respostas de participantes que frequentaram o ensino superior português desde 2011. Foi realizada uma análise temática, permitindo identificar padrões nos relatos das/os participantes. Os resultados apontam para a presença e normalização do assédio sexual no contexto universitário português e para dinâmicas profundamente genderizadas, envolvendo relações desiguais de poder entre docentes e estudantes.
ER  -