Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Assis, R. V. & Pinho, Filipa (2025). Ensinar Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: prática e reflexão. In Sónia Pintassilgo, Alexandre Almeida, Ana Catarina Nunes, Helena Soares, Isabel Correia, Patrícia Dinis Costa, Vania Baldi, David Isaac, Henrique Lage, Beatriz Saavedra, Gonçalo Tomé Ribeiro, Helena Alvito. (Ed.), Novos Exemplos de práticas pedagógicas  e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 93-108). Lisboa: Iscte.
Export Reference (IEEE)
R. V. Assis and A. F. Pinho,  "Ensinar Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: prática e reflexão", in Novos Exemplos de práticas pedagógicas  e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Sónia Pintassilgo, Alexandre Almeida, Ana Catarina Nunes, Helena Soares, Isabel Correia, Patrícia Dinis Costa, Vania Baldi, David Isaac, Henrique Lage, Beatriz Saavedra, Gonçalo Tomé Ribeiro, Helena Alvito., Ed., Lisboa, Iscte, 2025, pp. 93-108
Export BibTeX
@incollection{assis2025_1765119395427,
	author = "Assis, R. V. and Pinho, Filipa",
	title = "Ensinar Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: prática e reflexão",
	chapter = "",
	booktitle = "Novos Exemplos de práticas pedagógicas  e estratégias de inovação pedagógica no Iscte",
	year = "2025",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "93-93",
	publisher = "Iscte",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2025/09/15/1757948114115_Manual_boas_praticas_CP.pdf"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - Ensinar Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: prática e reflexão
T2  - Novos Exemplos de práticas pedagógicas  e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
AU  - Assis, R. V.
AU  - Pinho, Filipa
PY  - 2025
SP  - 93-108
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2025/09/15/1757948114115_Manual_boas_praticas_CP.pdf
AB  - Este capítulo centra‑se na experiência de reestruturação da unidade curricular Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais (MPCS), lecionada no primeiro semestre dos cursos de mestrado da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Partindo do diagnóstico de que muitos/as estudantes iniciam os estudos no 2.º Ciclo do ensino superior com formação metodológica reduzida ou inexistente, o capítulo problematiza as limitações dos modelos tradicionais de ensino, que priorizam a elaboração precoce de projetos de investigação. Como alternativa, propõe uma abordagem pedagógica mais alinhada ao perfil dos estudantes de mestrado. A reflexão baseia‑se na experiência letiva dos autores/as no ano académico de 2024‑2025, período em que foram reformulados os objetivos, o programa e o modelo de avaliação da UC, em consonância com as novas orientações pedagógicas do Iscte. A avaliação ao longo do semestre proposta no modelo atual da UC recebe especial atenção, considerando suas duas componentes: o Percurso de Aplicações Metodológicas (PAM), que consiste em um conjunto de exercícios práticos de experimentação de métodos e técnicas, e o Trabalho de Grupo, centrado na análise crítica de dissertações de mestrado. Ambas as componentes visam promover a aprendizagem ativa, a aplicação de conhecimentos teóricos em contextos práticos e o desenvolvimento de uma literacia metodológica crítica e 
situada. O capítulo conclui com uma reflexão sobre os impactos da reorganização pedagógica e destaca a importância da avaliação ao longo do semestre no ensino de métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais.
ER  -