Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Filipe, S. B., Duarte, P. & Henriques, D. (2025). De smart cities a território inteligente: A cooperação como estratégia de place branding. JANUS.NET. 15  (2, TD2), 48-72
Export Reference (IEEE)
S. B. Filipe et al.,  "De smart cities a território inteligente: A cooperação como estratégia de place branding", in JANUS.NET, vol. 15 , no. 2, TD2, pp. 48-72, 2025
Export BibTeX
@article{filipe2025_1765121570103,
	author = "Filipe, S. B. and Duarte, P. and Henriques, D.",
	title = "De smart cities a território inteligente: A cooperação como estratégia de place branding",
	journal = "JANUS.NET",
	year = "2025",
	volume = "15 ",
	number = "2, TD2",
	doi = "10.26619/1647-7251.DT0125.3",
	pages = "48-72",
	url = "https://janusnet-ojs.autonoma.pt/index.php/janus/index"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - De smart cities a território inteligente: A cooperação como estratégia de place branding
T2  - JANUS.NET
VL  - 15 
IS  - 2, TD2
AU  - Filipe, S. B.
AU  - Duarte, P.
AU  - Henriques, D.
PY  - 2025
SP  - 48-72
SN  - 1647-7251
DO  - 10.26619/1647-7251.DT0125.3
UR  - https://janusnet-ojs.autonoma.pt/index.php/janus/index
AB  - A crescente massificação das zonas urbanas tem conduzido ao despovoamento das pequenas cidades e zonas rurais, já fragilizadas pela diminuição das infraestruturas e carência de competências digitais, colocando em causa o desenvolvimento sustentável dos territórios. O conceito de smart city, associado à capacidade das cidades aumentarem a eficiência, o desenvolvimento económico, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos através de TICs, tem-se restringido principalmente à escala urbana, carecendo de uma visão estratégica e territorial mais ampla. O objetivo deste artigo é proporcionar uma reflexão sobre a aplicação do conceito a uma escala mais abrangente através de modelos e estratégias diferenciadas. A questão central explorada foca-se em discutir se a cooperação entre municípios de cidades em áreas rurais ou de interior, desenvolvidas no âmbito de estratégias de marketing territorial assentes em soluções inteligentes, pode contribuir para revitalizar globalmente o território onde se inserem, posicionando-o como inteligente aos olhos dos vários stakeholders.
ER  -