Artigo em revista científica Q4
De smart cities a território inteligente: A cooperação como estratégia de place branding
Sara Brito Filipe (Filipe, S. B.); Paulo Duarte (Duarte, P.); Denise Henriques (Henriques, D.);
Título Revista
JANUS.NET
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
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(Última verificação: 2025-12-05 23:55)

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(Inglês) From smart cities to smart territories: Cooperation as a place branding strategy

Abstract/Resumo
A crescente massificação das zonas urbanas tem conduzido ao despovoamento das pequenas cidades e zonas rurais, já fragilizadas pela diminuição das infraestruturas e carência de competências digitais, colocando em causa o desenvolvimento sustentável dos territórios. O conceito de smart city, associado à capacidade das cidades aumentarem a eficiência, o desenvolvimento económico, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos através de TICs, tem-se restringido principalmente à escala urbana, carecendo de uma visão estratégica e territorial mais ampla. O objetivo deste artigo é proporcionar uma reflexão sobre a aplicação do conceito a uma escala mais abrangente através de modelos e estratégias diferenciadas. A questão central explorada foca-se em discutir se a cooperação entre municípios de cidades em áreas rurais ou de interior, desenvolvidas no âmbito de estratégias de marketing territorial assentes em soluções inteligentes, pode contribuir para revitalizar globalmente o território onde se inserem, posicionando-o como inteligente aos olhos dos vários stakeholders.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Cidade-região inteligente,Cooperação intermunicipal,Diplomacia pública,Place branding,Desenvolvimento sustentável
  • Direito - Ciências Sociais
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/04630/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia