Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
moura, M., Fernandes, I. , Charles Armstrong, Moleiro, C. & Martins, M. (2025). Voice in (Gender) Identity and in the Psychological and Social  Well-being of Trans Women — VOICE_ID. Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Export Reference (IEEE)
M. M. Moura et al.,  "Voice in (Gender) Identity and in the Psychological and Social  Well-being of Trans Women — VOICE_ID", in Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, Porto, 2025
Export BibTeX
@misc{moura2025_1764930769152,
	author = "moura, M. and Fernandes, I.  and Charles Armstrong and Moleiro, C. and Martins, M.",
	title = "Voice in (Gender) Identity and in the Psychological and Social  Well-being of Trans Women — VOICE_ID",
	year = "2025",
	howpublished = "Printed",
	url = "https://spsc.pt/"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Voice in (Gender) Identity and in the Psychological and Social  Well-being of Trans Women — VOICE_ID
T2  - Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica
AU  - moura, M.
AU  - Fernandes, I. 
AU  - Charles Armstrong
AU  - Moleiro, C.
AU  - Martins, M.
PY  - 2025
CY  - Porto
UR  - https://spsc.pt/
AB  - A voz na identidade (de género) e no bem-estar psicológico e social da mulher trans
A voz é crucial na construção da identidade de género, na comunicação e no bem-estar psicológico e social de mulheres trans. Nestas, a puberdade ocorre sob o efeito da testosterona, que altera o aparelho vocal e origina uma voz grave e profunda, habitualmente reconhecida como masculina e incongruente com o género afirmado. Esta incongruência vocal - para a qual a terapia hormonal e as técnicas cirúrgicas oferecem soluções limitadas - pode gerar desconforto, disforia e constituir uma barreira à afirmação de género. Este projeto investiga a vivência vocal de mulheres trans e a sua influência no bem-estar psicossocial, na identidade e no processo de afirmação de género. A proposta inclui três estudos: (1) uma pesquisa sistemática e revisão de literatura sobre a influência da vivência vocal no bem-estar psicossocial, identidade  e afirmação de género de mulheres trans; (2) um estudo transversal para caraterizar a vivência vocal de uma amostra portuguesa de mulheres trans (n = 20), comparando indicadores vocais, psicossociais e de bem-estar com mulheres cis (n = 20) e homens cis (n = 19) e trans (n = 16); e (3) um estudo longitudinal que avaliará a aceitação e os efeitos de um treino de modificação de voz para mulheres trans Portuguesas (n = 16) no seu bem-estar psicossocial e afirmação de género. Este projeto combina métodos quantitativos (e.g., questionários) e qualitativos (e.g., focus grupo) na recolha e análise dos dados, para identificar padrões e compreender significados, respetivamente. Esta abordagem permitirá uma análise compreensiva da problemática e identificará tanto "o quê" (quantitativo) quanto "como" e "porquê" (qualitativo). Dada a relevância do tópico, a escassa abordagem compreensiva internacional e a inexistência de estudos no contexto nacional, este projeto é pioneiro e contribuirá para o avanço científico sobre a relação entre voz, identidade de género e saúde mental na população trans, orientando práticas clínicas e políticas de saúde mais inclusivas.

Palavras-chave: mulheres trans, vivência vocal, bem-estar psicossocial, identidade de género, feminização vocal.

ER  -