Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Raposo, P., Mel Campos & Leo Oliveira (2025). Descolonizar a Inteligência Artificial. Um projeto expositivo virtual e em instalação performativa. In Sónia Pintassilgo, Alexandre Almeida, Ana Catarina Nunes, Helena Soares, Isabel Correia, Patrícia Dinis Costa, Vania Baldi, David Isaac, Henrique Lage, Beatriz Saavedra, Gonçalo Tomé Ribeiro, Helena Alvito (Ed.), Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte. (pp. 191-201). Lisboa: Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
P. J. Raposo et al., "Descolonizar a Inteligência Artificial. Um projeto expositivo virtual e em instalação performativa", in Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte, Sónia Pintassilgo, Alexandre Almeida, Ana Catarina Nunes, Helena Soares, Isabel Correia, Patrícia Dinis Costa, Vania Baldi, David Isaac, Henrique Lage, Beatriz Saavedra, Gonçalo Tomé Ribeiro, Helena Alvito, Ed., Lisboa, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, 2025, pp. 191-201
@incollection{raposo2025_1768400691826,
author = "Raposo, P. and Mel Campos and Leo Oliveira",
title = "Descolonizar a Inteligência Artificial. Um projeto expositivo virtual e em instalação performativa",
chapter = "",
booktitle = "Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte",
year = "2025",
volume = "",
series = "",
edition = "",
pages = "191-191",
publisher = "Iscte – Instituto Universitário de Lisboa",
address = "Lisboa",
url = "https://www.iscte-iul.pt/contents/2545/novos-exemplos-de-praticas-pedagogicas-estrategias-de-inovacao-pedagogica"
}
TY - CHAP TI - Descolonizar a Inteligência Artificial. Um projeto expositivo virtual e em instalação performativa T2 - Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte AU - Raposo, P. AU - Mel Campos AU - Leo Oliveira PY - 2025 SP - 191-201 CY - Lisboa UR - https://www.iscte-iul.pt/contents/2545/novos-exemplos-de-praticas-pedagogicas-estrategias-de-inovacao-pedagogica AB - Partindo de uma experiência pedagógica em ambiente universitário discutimos a necessidade de descolonizar a inteligência artificial (IA), abordando as desigualdades e os preconceitos embutidos nos sistemas algorítmicos. O projeto desenvolveu‑se no âmbito de uma Unidade Curricular da Licenciatura em Antropologia do Iscte – Colonialismo, Pós‑colonialismo e Antropologia. A constatação de que a IA reflete e reforça estruturas coloniais de poder, perpetuando discriminações raciais, sociais e culturais, exige uma intervenção descolonizadora. Os modelos de IA são treinados com dados predominantemente ocidentais, o que marginaliza outras perspetivas e reproduz visões hegemônicas. O texto defende uma IA que respeite a pluralidade cultural, promovendo justiça social e tecnológica. Para descolonizar a IA, é necessário adotar uma abordagem mais inclusiva e ética, ampliando a diversidade na coleta de dados e no desenvolvimento tecnológico. Também é essencial garantir transparência nos algoritmos e estimular regulações que combatam vieses discriminatórios. Neste projeto de experimentação em IA com uma vertente expositiva, os/as estudantes participarão ativamente do projeto pedagógico por meio de diversas atividades práticas e teóricas, que incentivam a reflexão crítica e a aplicação dos conhecimentos adquiridos; irão estudar como os algoritmos de IA funcionam, identificando possíveis vieses discriminatórios; apoiarão no desenvolvimento de um projeto de IA mais inclusivo e ético na construção de biografias de pessoas racializadas. O objetivo é que os/as estudantes não apenas compreendam a IA de um ponto de vista técnico, mas também desenvolvam uma visão crítica e ativa, ajudando a criar tecnologias mais inclusivas e socialmente responsáveis. ER -
English