Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Oliveira, Bruno M., Carmo, R. M. & Tavares, I. (2025). Indicadores de pobreza e vulnerabilidade à escala local. Indicadores de pobreza à escala local. 1-43
Exportar Referência (IEEE)
B. M. Oliveira et al.,  "Indicadores de pobreza e vulnerabilidade à escala local", in Indicadores de pobreza à escala local, pp. 1-43, 2025
Exportar BibTeX
@unpublished{oliveira2025_1768446727871,
	author = "Oliveira, Bruno M. and Carmo, R. M. and Tavares, I.",
	title = "Indicadores de pobreza e vulnerabilidade à escala local",
	year = "2025",
	url = "https://www.observatorio-das-desigualdades.com/tema-pobreza-a-escala-local/"
}
Exportar RIS
TY  - EJOUR
TI  - Indicadores de pobreza e vulnerabilidade à escala local
T2  - Indicadores de pobreza à escala local
AU  - Oliveira, Bruno M.
AU  - Carmo, R. M.
AU  - Tavares, I.
PY  - 2025
SP  - 1-43
SN  - 2183-4199
DO  - 10.15847/CIESODWP012026
UR  - https://www.observatorio-das-desigualdades.com/tema-pobreza-a-escala-local/
AB  - No âmbito da descentralização de competências foram transferidas para os municípios competências fundamentais na área social. O presente estudo tem o propósito de identificar indicadores existentes à escala local e apoiar o desenvolvimento de novos indicadores (a propor) de forma a criar um sistema de monitorização que permita compreender melhor as dinâmicas de pobreza e vulnerabilidades sociais à escala local, bem como a capacidade institucional de resposta. Neste estudo faz-se o mapeamento dos indicadores através de quatro municípios, selecionados pela representatividade da diversidade socioterritorial do País. 
A maior diferença revelada neste estudo é a distinção entre territórios do interior do País e de menor densidade e territórios situados a litoral e com maior densidade populacional.
Permanece evidente a necessidade de colmatar lacunas estatísticas, sobretudo no que diz respeito a dados que permanecem disponíveis apenas em níveis agregados (NUTS I ou II), nomeadamente, referentes a indicadores de resultado.
ER  -