Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Sousa, I. C. & Melim, A. B. (2025). Autoeficácia: O elo escondido entre práticas de diversidade etária e desempenho. Revista Gestão Organizacional. 18 (2), 121-139
Exportar Referência (IEEE)
I. C. Sousa and A. B. Melim,  "Autoeficácia: O elo escondido entre práticas de diversidade etária e desempenho", in Revista Gestão Organizacional, vol. 18, no. 2, pp. 121-139, 2025
Exportar BibTeX
@article{sousa2025_1764918303341,
	author = "Sousa, I. C. and Melim, A. B.",
	title = "Autoeficácia: O elo escondido entre práticas de diversidade etária e desempenho",
	journal = "Revista Gestão Organizacional",
	year = "2025",
	volume = "18",
	number = "2",
	doi = "10.22277/rgo.v18i2.8328",
	pages = "121-139",
	url = "https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/about"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Autoeficácia: O elo escondido entre práticas de diversidade etária e desempenho
T2  - Revista Gestão Organizacional
VL  - 18
IS  - 2
AU  - Sousa, I. C.
AU  - Melim, A. B.
PY  - 2025
SP  - 121-139
SN  - 1983-6635
DO  - 10.22277/rgo.v18i2.8328
UR  - https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/about
AB  - Objetivo: O rápido envelhecimento da força de trabalho tem acarretado inúmeros desafios para as organizações, entre os quais se destaca a crescente diversidade etária. Este estudo tem como objetivo compreender qual o papel das práticas de diversidade etária no desempenho individual e ainda estudar o papel mediador da autoeficácia nesta relação.
Método/abordagem: Com o propósito de dar resposta aos objetivos enumerados, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, por meio da administração de um questionário online a 206 participantes.
Principais Resultados: Os resultados obtidos demonstraram existir uma relação significativa entre as práticas de diversidade etária e o desempenho quando mediada pela autoeficácia. A relação direta entre as práticas de diversidade etária e desempenho não foi significativa.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: Este estudo contribui para a literatura sobre a gestão da diversidade etária ao identificar a autoeficácia como um mediador significativo entre práticas de diversidade etária e desempenho, expandindo a compreensão dos mecanismos explicativos da relação entre gestão da diversidade e resultados organizacionais. Os resultados informam as organizações sobre a importância de melhorar a autoeficácia dos trabalhadores, maximizando os benefícios das práticas de diversidade etária. A sociedade pode também beneficiar deste estudo, nomeadamente no combate à discriminação etária, ao reconhecer que as organizações têm um papel essencial na implementação de medidas de apoio ao desenvolvimento individual.
Originalidade/relevância: Este estudo é realizado com uma amostra de trabalhadores em Portugal, um contexto ainda pouco estudado, e mostra a relevância das práticas de diversidade etária para a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos e produtivos.
ER  -