Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Revista Gestão Organizacional
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Títulos Alternativos
(Inglês) Self-efficacy: The hidden link between age diversity practices and performance
Abstract/Resumo
Objetivo: O rápido envelhecimento da força de trabalho tem acarretado inúmeros desafios para as organizações, entre os quais se destaca a crescente diversidade etária. Este estudo tem como objetivo compreender qual o papel das práticas de diversidade etária no desempenho individual e ainda estudar o papel mediador da autoeficácia nesta relação.
Método/abordagem: Com o propósito de dar resposta aos objetivos enumerados, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, por meio da administração de um questionário online a 206 participantes.
Principais Resultados: Os resultados obtidos demonstraram existir uma relação significativa entre as práticas de diversidade etária e o desempenho quando mediada pela autoeficácia. A relação direta entre as práticas de diversidade etária e desempenho não foi significativa.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: Este estudo contribui para a literatura sobre a gestão da diversidade etária ao identificar a autoeficácia como um mediador significativo entre práticas de diversidade etária e desempenho, expandindo a compreensão dos mecanismos explicativos da relação entre gestão da diversidade e resultados organizacionais. Os resultados informam as organizações sobre a importância de melhorar a autoeficácia dos trabalhadores, maximizando os benefícios das práticas de diversidade etária. A sociedade pode também beneficiar deste estudo, nomeadamente no combate à discriminação etária, ao reconhecer que as organizações têm um papel essencial na implementação de medidas de apoio ao desenvolvimento individual.
Originalidade/relevância: Este estudo é realizado com uma amostra de trabalhadores em Portugal, um contexto ainda pouco estudado, e mostra a relevância das práticas de diversidade etária para a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos e produtivos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Diversidade etária,Práticas de diversidade etária,Desempenho,Autoeficácia
Classificação Fields of Science and Technology
- Economia e Gestão - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.
English