Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Paisana, M., Pais, Pedro Caldeira, Vasconcelos, A., Couraceiro, P., Cardoso, G. & Baldi, V. (2025). Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias. VII Congresso Literacia, Media e Cidadania em Coimbra. Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos - GILM.
Exportar Referência (IEEE)
M. P. Morais et al.,  "Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias", in VII Congr.o Literacia, Media e Cidadania em Coimbra. Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos - GILM, Coimbra, 2025
Exportar BibTeX
@misc{morais2025_1765728517677,
	author = "Paisana, M. and Pais, Pedro Caldeira and Vasconcelos, A. and Couraceiro, P. and Cardoso, G. and Baldi, V.",
	title = "Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias",
	year = "2025",
	howpublished = "Outro",
	url = "https://gilm.pt/congressolmc/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias
T2  - VII Congresso Literacia, Media e Cidadania em Coimbra. Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos - GILM
AU  - Paisana, M.
AU  - Pais, Pedro Caldeira
AU  - Vasconcelos, A.
AU  - Couraceiro, P.
AU  - Cardoso, G.
AU  - Baldi, V.
PY  - 2025
CY  - Coimbra
UR  - https://gilm.pt/congressolmc/
AB  - A literacia para os media, nas suas mais diversas formulações, impacta de forma profunda a relação dos utilizadores com o que os rodeia, determinando a sua perceção da realidade, a sua ação e, derradeiramente, a sua visão mundo (Potter, 2021, Livingstone, 2003). No contexto do crescimento dos fenómenos de desinformação e de quebras da confiança em notícias e no jornalismo a nível global, a literacia noticiosa é de particular relevância para uma compreensão, e filtragem da informação, bem como para o empoderamento dos cidadãos (Kajimoto & Fleming., 2019, Tully et al., 2022, Vraga & Tully, 2021).
Nesta comunicação analisam-se os efeitos da formação em literacia noticiosa nos  comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias, recorrendo a análise quantitativa exploratória de dados do Reuters Institute Digital News Report 2025 (Newman et al., 2025) e do Digital News Report Portugal 2025 (Cardoso et al., 2025). 
Numa primeira fase a análise concentra-se num exercício de contexto, procurando situar Portugal numa lógica comparativa entre 48 países no que diz respeito à formação em literacia noticiosa. Numa segunda fase, aborda-se o caso específico de Portugal, registando tendências concretas observadas numa amostra representativa da sociedade portuguesa online. Ao nível dos comportamentos abordam-se aspetos como o acesso e o pagamento por notícias, a verificação de factos, a participação no quotidiano noticioso e o evitar ativo de notícias e, ao nível das perceções, discutem-se aspetos relacionados com a confiança e o interesse em notícias, bem como a preocupação com a desinformação.
Os resultados revelam que, no caso português, a formação em literacia noticiosa, independentemente das suas características, não impacta as perceções dos consumidores sobre as notícias, mas pode modelar o seu comportamento, promovendo uma relação mais ativa e próxima com o jornalismo.

ER  -