Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Paisana, M., Pais, Pedro Caldeira, Vasconcelos, A., Couraceiro, P., Cardoso, G. & Baldi, V. (2025). Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias. VII Congresso Literacia, Media e Cidadania em Coimbra. Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos - GILM.
M. P. Morais et al., "Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias", in VII Congr.o Literacia, Media e Cidadania em Coimbra. Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos - GILM, Coimbra, 2025
@misc{morais2025_1765728517677,
author = "Paisana, M. and Pais, Pedro Caldeira and Vasconcelos, A. and Couraceiro, P. and Cardoso, G. and Baldi, V.",
title = "Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias",
year = "2025",
howpublished = "Outro",
url = "https://gilm.pt/congressolmc/"
}
TY - CPAPER TI - Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias T2 - VII Congresso Literacia, Media e Cidadania em Coimbra. Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos - GILM AU - Paisana, M. AU - Pais, Pedro Caldeira AU - Vasconcelos, A. AU - Couraceiro, P. AU - Cardoso, G. AU - Baldi, V. PY - 2025 CY - Coimbra UR - https://gilm.pt/congressolmc/ AB - A literacia para os media, nas suas mais diversas formulações, impacta de forma profunda a relação dos utilizadores com o que os rodeia, determinando a sua perceção da realidade, a sua ação e, derradeiramente, a sua visão mundo (Potter, 2021, Livingstone, 2003). No contexto do crescimento dos fenómenos de desinformação e de quebras da confiança em notícias e no jornalismo a nível global, a literacia noticiosa é de particular relevância para uma compreensão, e filtragem da informação, bem como para o empoderamento dos cidadãos (Kajimoto & Fleming., 2019, Tully et al., 2022, Vraga & Tully, 2021). Nesta comunicação analisam-se os efeitos da formação em literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias, recorrendo a análise quantitativa exploratória de dados do Reuters Institute Digital News Report 2025 (Newman et al., 2025) e do Digital News Report Portugal 2025 (Cardoso et al., 2025). Numa primeira fase a análise concentra-se num exercício de contexto, procurando situar Portugal numa lógica comparativa entre 48 países no que diz respeito à formação em literacia noticiosa. Numa segunda fase, aborda-se o caso específico de Portugal, registando tendências concretas observadas numa amostra representativa da sociedade portuguesa online. Ao nível dos comportamentos abordam-se aspetos como o acesso e o pagamento por notícias, a verificação de factos, a participação no quotidiano noticioso e o evitar ativo de notícias e, ao nível das perceções, discutem-se aspetos relacionados com a confiança e o interesse em notícias, bem como a preocupação com a desinformação. Os resultados revelam que, no caso português, a formação em literacia noticiosa, independentemente das suas características, não impacta as perceções dos consumidores sobre as notícias, mas pode modelar o seu comportamento, promovendo uma relação mais ativa e próxima com o jornalismo. ER -
English