Ciência_Iscte
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias
Título Evento
VII Congresso Literacia, Media e Cidadania em Coimbra. Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos - GILM
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
A literacia para os media, nas suas mais diversas formulações, impacta de forma profunda a relação dos utilizadores com o que os rodeia, determinando a sua perceção da realidade, a sua ação e, derradeiramente, a sua visão mundo (Potter, 2021, Livingstone, 2003). No contexto do crescimento dos fenómenos de desinformação e de quebras da confiança em notícias e no jornalismo a nível global, a literacia noticiosa é de particular relevância para uma compreensão, e filtragem da informação, bem como para o empoderamento dos cidadãos (Kajimoto & Fleming., 2019, Tully et al., 2022, Vraga & Tully, 2021).
Nesta comunicação analisam-se os efeitos da formação em literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias, recorrendo a análise quantitativa exploratória de dados do Reuters Institute Digital News Report 2025 (Newman et al., 2025) e do Digital News Report Portugal 2025 (Cardoso et al., 2025).
Numa primeira fase a análise concentra-se num exercício de contexto, procurando situar Portugal numa lógica comparativa entre 48 países no que diz respeito à formação em literacia noticiosa. Numa segunda fase, aborda-se o caso específico de Portugal, registando tendências concretas observadas numa amostra representativa da sociedade portuguesa online. Ao nível dos comportamentos abordam-se aspetos como o acesso e o pagamento por notícias, a verificação de factos, a participação no quotidiano noticioso e o evitar ativo de notícias e, ao nível das perceções, discutem-se aspetos relacionados com a confiança e o interesse em notícias, bem como a preocupação com a desinformação.
Os resultados revelam que, no caso português, a formação em literacia noticiosa, independentemente das suas características, não impacta as perceções dos consumidores sobre as notícias, mas pode modelar o seu comportamento, promovendo uma relação mais ativa e próxima com o jornalismo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Literacia noticiosa,Comportamentos,Perceções,Jornalismo
Registos de financiamentos
| Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
|---|---|
| IBERIFIER Plus - 101158511 | Comissão Europeia |
English