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Neves, D. M. & Albuquerque, Adriana (2025). Além do Cânone: Reflexões sobre o ensino de teorias sociológicas num contexto interdisciplinar. In Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte. Lisboa: Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
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D. M. Neves and A. A. Campos,  "Além do Cânone: Reflexões sobre o ensino de teorias sociológicas num contexto interdisciplinar", in Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte, Lisboa, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, 2025
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TY  - CHAP
TI  - Além do Cânone: Reflexões sobre o ensino de teorias sociológicas num contexto interdisciplinar
T2  - Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
AU  - Neves, D. M.
AU  - Albuquerque, Adriana
PY  - 2025
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2025/09/15/1757948114115_Manual_boas_praticas_CP.pdf
AB  - Este artigo analisa os desafios e a experiência adquirida ao longo dos últimos
dois anos letivos no ensino das teorias sociológicas no âmbito de uma licen‑
ciatura interdisciplinar em ciências sociais, no Iscte‑Sintra. Partindo da refle‑
xão conjunta das docentes das unidades curriculares de Microssociologia e
Macrossociologia, inseridas na Licenciatura em Política, Economia e Sociedade
(L‑PES), pretende‑se dar a conhecer um caminho inovador de ensino da teoria
sociológica no contexto universitário português.
L‑PES é uma licenciatura que visa proporcionar aos estudantes uma forma‑
ção abrangente, que integra os fundamentos da economia, da ciência polí‑
tica e da sociologia. Neste contexto, o ensino da teoria sociológica estrutura‑se
em torno de duas unidades curriculares (UC): Microssociologia, que se centra
nos mecanismos da ação e da interação social, e Macrossociologia, dedicada
ao estudo das estruturas e sistemas sociais. A especificidade deste contexto
interdisciplinar, aliada ao facto de representar uma inovação face aos modelos
mais comuns de ensino‑aprendizagem da teoria sociológica, impõe desafios,
mas também oportunidades pedagógicas relevantes.
Para além da análise dos planos curriculares das duas UC e da reflexão sobre o
papel das teorias sociológicas num modelo de ensino que incentiva a partici‑
pação ativa dos estudantes, neste texto partilham‑se exemplos de dinâmicas
e práticas pedagógicas que visam promover a utilização de enunciados teó‑
ricos como instrumentos analíticos da realidade, para além do cânone. Esta
abordagem, ademais de contribuir para o envolvimento dos estudantes nos
processos de aprendizagem e potenciar o desenvolvimento de competências
analíticas essenciais, está alinhada com a missão da licenciatura de integrar
os conhecimentos e competências adquiridos pelos alunos na resolução de
problemas concretos.
ER  -