Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gomes, S., Roque Ferreira, M., Oliveira, E. & Faneca, C. (2025). Mentoria e Desenvolvimento Pessoal: Impactos Multidimensionais na Experiência Universitária. III Congresso Ibero-americano para uma educação de qualidade - Mentoria e Desenvolvimento de Competências.
Exportar Referência (IEEE)
A. S. Gomes et al.,  "Mentoria e Desenvolvimento Pessoal: Impactos Multidimensionais na Experiência Universitária", in III Congr.o Ibero-americano para uma educação de qualidade - Mentoria e Desenvolvimento de Competências, Porto, 2025
Exportar BibTeX
@misc{gomes2025_1769633517953,
	author = "Gomes, S. and Roque Ferreira, M. and Oliveira, E. and Faneca, C.",
	title = "Mentoria e Desenvolvimento Pessoal: Impactos Multidimensionais na Experiência Universitária",
	year = "2025"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Mentoria e Desenvolvimento Pessoal: Impactos Multidimensionais na Experiência Universitária
T2  - III Congresso Ibero-americano para uma educação de qualidade - Mentoria e Desenvolvimento de Competências
AU  - Gomes, S.
AU  - Roque Ferreira, M.
AU  - Oliveira, E.
AU  - Faneca, C.
PY  - 2025
CY  - Porto
AB  - A mentoria tem assumido um papel essencial no Ensino Superior, promovendo a aquisição de competências académicas, instrumentais, relacionais e de autorregulação, favorecendo a familiarização dos estudantes com os desafios da nova etapa de vida.

Este estudo analisa os impactos da mentoria na vivência académica, tomando como referência o programa de Buddy Mentoring integrado no Projeto IN-Iscte – Um Espaço para Crescer.

Desde o início do programa, foram formados cerca de 150 mentores que acompanharam mais de 350 mentorandos. Em 2025/26, conta-se com 115 mentores ativos, num rácio de dois mentorandos por mentor.

Para exercer este papel, os mentores frequentam uma formação com a duração de doze horas, reconhecida com dois ECTS. Esta, realizada ao longo de quatro edições, tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos mentores sobre a diversidade de perfis estudantis, os desafios que enfrentam, os papéis da mentoria, e temas como orientação institucional, saúde e bem-estar e estratégias de integração.

Um dos traços distintivos do programa é o acompanhamento contínuo das mentorias interpares. Para a análise dos impactos do programa recorreu-se a uma triangulação metodológica, combinando inquéritos quantitativos, analisados através de estatística descritiva; dados qualitativos recolhidos em sessões de partilha; e observação sistemática registada no diário de campo dos investigadores, e submetida a uma análise reflexiva.

Os resultados evidenciam um impacto particularmente expressivo no reforço do sentimento de pertença de todos os participantes. O programa destaca-se como uma prática de integração e inclusão, fomentando o desenvolvimento pessoal e promovendo a construção de comunidades académicas mais inclusivas, vibrantes e participativas.
ER  -