Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ferro, L., Raposo, Otávio, Varela, Pedro & Lacerda, Beatriz (2025). A produção de conhecimento com jovens em territórios urbanos segregados: desafios científicos da co-criação. XIII Congresso Português de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
L. S. Ferro et al.,  "A produção de conhecimento com jovens em territórios urbanos segregados: desafios científicos da co-criação", in XIII Congr.o Português de Sociologia, Ponta Delgada, 2025
Exportar BibTeX
@misc{ferro2025_1769125781818,
	author = "Ferro, L. and Raposo, Otávio and Varela, Pedro and Lacerda, Beatriz",
	title = "A produção de conhecimento com jovens em territórios urbanos segregados: desafios científicos da co-criação",
	year = "2025",
	url = "https://xiii-congresso-aps.eventqualia.net/en/2025/home/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A produção de conhecimento com jovens em territórios urbanos segregados: desafios científicos da co-criação
T2  - XIII Congresso Português de Sociologia
AU  - Ferro, L.
AU  - Raposo, Otávio
AU  - Varela, Pedro
AU  - Lacerda, Beatriz
PY  - 2025
CY  - Ponta Delgada
UR  - https://xiii-congresso-aps.eventqualia.net/en/2025/home/
AB  - Os jovens das periferias urbanas são frequentemente representados através de imagens de apatia,
incivilidade ou vulnerabilidade. No âmbito do projeto PeriCreativity: Juventude, Arte e Políticas Públicas em Territórios Segregados (CIES-Iscte, IS-Up e Cics.NOVA), a equipa tem desenvolvido trabalho colaborativo com os jovens que vivem nas periferias do Porto e de Lisboa, sob a forma de oficinas de co-criação que envolvem as suas perspetivas e contribuem para novos modos de produção de conhecimento. Nesta comunicação, serão apresentados os resultados das experiências no bairro de Contumil (Campanhã - Porto) e nos bairros da Torre e do Fim do Mundo (Cascais-Lisboa). Quais as principais questões científicas e éticas que se colocam nos processos de co-criação em territórios urbanos segregados? Qual a influência das diferentes posicionalidades no desenvolvimento da produção de conhecimento lado a lado? Pretendemos colocar estas e outras questões relacionadas à discussão, partindo dos dados da investigação desenvolvida.
ER  -