Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Fernandes, I. , Mouga, T., da Silva, Agostinho, Duarte de Almeida, I., Monteiro, S., Lopes, C....Antunes, M. (2025). Prospetiva 2035 – Três cenários para o futuro de Leiria e Oeste. Leiria. Instituto Politécnico de Leiria.
Exportar Referência (IEEE)
I. Fernandes et al.,  Prospetiva 2035 – Três cenários para o futuro de Leiria e Oeste, 1 ed., Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, 2025
Exportar BibTeX
@book{fernandes2025_1771870857972,
	author = "Fernandes, I.  and Mouga, T. and da Silva, Agostinho and Duarte de Almeida, I. and Monteiro, S. and Lopes, C. and Gala, P. and Antunes, M.",
	title = "",
	year = "2025",
	editor = "",
	volume = "1; 2; 3",
	number = "",
	series = "-",
	edition = "1",
	doi = "10.25766/0tcz-6x25",
	publisher = "Instituto Politécnico de Leiria",
	address = "Leiria",
	url = "https://iconline.ipleiria.pt/entities/publication/759bd80a-e2c3-4286-ade8-147241b3e397"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Prospetiva 2035 – Três cenários para o futuro de Leiria e Oeste
VL  - 1; 2; 3
AU  - Fernandes, I. 
AU  - Mouga, T.
AU  - da Silva, Agostinho
AU  - Duarte de Almeida, I.
AU  - Monteiro, S.
AU  - Lopes, C.
AU  - Gala, P.
AU  - Antunes, M.
PY  - 2025
DO  - 10.25766/0tcz-6x25
CY  - Leiria
UR  - https://iconline.ipleiria.pt/entities/publication/759bd80a-e2c3-4286-ade8-147241b3e397
AB  - O desenvolvimento sustentável e competitivo dos territórios exige hoje uma capacidade reforçada de antecipação, planeamento e articulação estratégica entre os múltiplos atores que neles operam. Numa conjuntura marcada por profundas transformações a nível global — geopolíticas, tecnológicas, ambientais e demográficas —, o reforço da resiliência territorial impõe uma abordagem prospectiva rigorosa, participativa e orientada para a ação.
É neste enquadramento que se insere o estudo Prospetiva 2035 – Três Cenários para o Futuro de Leiria e Oeste, promovido pela Estrutura de Missão EM@IPLeiria. Este estudo é o resultado de um percurso coletivo que envolveu múltiplas instituições, entidades e pessoas com um objetivo comum: pensar o futuro de Leiria e Oeste de forma estratégica, informada e colaborativa. Trata-se de um exercício de prospetiva territorial assente no conhecimento, na participação ativa e na vontade partilhada de contribuir para um desenvolvimento mais coeso, inovador e sustentável da região.
Enquanto instituição de ensino superior público, o Instituto Politécnico de Leiria assume o seu papel como motor de desenvolvimento territorial, colocando o conhecimento, a ciência e a inovação ao serviço da sociedade. Este estudo é expressão desse compromisso: rigoroso no diagnóstico, ambicioso nas propostas e profundamente enraizado na realidade vivida por quem aqui estuda, trabalha, investe e sonha.
Os três cenários aqui apresentados não são previsões, mas sim ferramentas para refletir, debater e agir. O que está em causa não é apenas imaginar o futuro — é decidir que futuro queremos construir e começar, desde já, a percorrer esse caminho.
Agradeço profundamente a todos os que contribuíram para esta obra — professores, investigadores, autarcas, empresários, técnicos, estudantes e cidadãos — pelo empenho, pela dedicação e pelo sentido de missão ora demonstrado. A todos, o meu reconhecimento e o meu compromisso em continuar este caminho, lado a lado.
Que este estudo sirva de ponto de partida para novas políticas, novas alianças e novos projetos. Que nos ajude a transformar o potencial em realidade, os desafios em oportunidades e os cenários em ação. O futuro começa agora.
ER  -