Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lopes, D. (2013). Efeitos cruzados da heterogeneidade grupal e categorização social: Impacto na validade atribuída a produções grupais. VIII Simpósio Nacional da APP.
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Lopes,  "Efeitos cruzados da heterogeneidade grupal e categorização social: Impacto na validade atribuída a produções grupais", in VIII Simpósio Nacional da APP, Aveiro, 2013
Exportar BibTeX
@null{lopes2013_1732203162691,
	year = "2013",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/efeitos-cruzados-da-heterogeneidade-grupal-e-categorizacao-social-impacto-na-validade-atribuida-a/12152?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Efeitos cruzados da heterogeneidade grupal e categorização social: Impacto na validade atribuída a produções grupais
T2  - VIII Simpósio Nacional da APP
AU  - Lopes, D.
PY  - 2013
CY  - Aveiro
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/efeitos-cruzados-da-heterogeneidade-grupal-e-categorizacao-social-impacto-na-validade-atribuida-a/12152?lang=en
AB  - De acordo com a teoria da identidade social, a pertença grupal serve uma necessidade básica de construção e manutenção de uma identidade social positiva. Contudo, a validade atribuída ou a redução de incerteza relativamente ao conhecimento partilhado em grupo pode ser um elemento essencial da identificação com o grupo. Em estudos anteriores mostramos que tendemos a validar conhecimento proveniente de um grupo consensual e heterogéneo, do que de um grupo consensual e homogéneo (Lopes et al., 2007). Um conjunto de novos estudos mostram como o efeito da heterogeneidade é matizado pela caracterização dos membros de um grupo através de categorias sociais relevantes. Os resultados mostram um impacto da heterogeneidade na validação do conhecimento quando esta é caracterizada através de categorias sociais positivamente avaliadas. Este padrão de resultados é obtido tanto a um nível explícito como implícito da expressão de positividade ou negatividade relativamente a estas categorias sociais.
ER  -