Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carrega, A. & Lopes, D. (2013). Independência dos membros de um grupo relativamente à tarefa: Qual o seu papel na validação de produções grupais. VIII Simpósio Nacional da APP.
Exportar Referência (IEEE)
A. C. Carrega and D. M. Lopes,  "Independência dos membros de um grupo relativamente à tarefa: Qual o seu papel na validação de produções grupais", in VIII Simpósio Nacional da APP, Aveiro, 2013
Exportar BibTeX
@null{carrega2013_1732199946269,
	year = "2013",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/independencia-dos-membros-de-um-grupo-relativamente-a-tarefa-qual-o-seu-papel-na-validacao-de/12154?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Independência dos membros de um grupo relativamente à tarefa: Qual o seu papel na validação de produções grupais
T2  - VIII Simpósio Nacional da APP
AU  - Carrega, A.
AU  - Lopes, D.
PY  - 2013
CY  - Aveiro
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/independencia-dos-membros-de-um-grupo-relativamente-a-tarefa-qual-o-seu-papel-na-validacao-de/12154?lang=en
AB  - Pesquisas anteriores mostraram que a heterogeneidade percebida num grupo actua
como uma pista na validação das produções grupais (Lopes et al., 2007). Nos estudos que
agora apresentamos pretendemos analisar o papel de uma nova variável: a independência dos
membros do grupo relativamente à tarefa. Partindo de Vala e colegas (2011), testámos o papel
mediador da independência na relação entre a heterogeneidade grupal e a validade atribuída
às produções grupais. Os resultados obtidos não corroboraram a existência da mediação
proposta. Num segundo estudo experimental testámos novamente o papel da independência
relativamente à tarefa, desta vez manipulando-a juntamente com a variabilidade.
Constatámos que, tanto a heterogeneidade, como a independência, têm por si só um efeito
direto na atribuição de validade, corroborando empiricamente o seu papel como mecanismos
de validação das produções grupais. Estes resultados são discutidos à luz do modelo de
validação do conhecimento quotidiano.
ER  -