Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Santos, C. M., Passos, A. M. & Uitdewilligen, S. (2013). Desenvolvimento de uma medida de modelos mentais de equipa. In Pereira, A. et al.  (Ed.), Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia . (pp. 761-771). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia.
Exportar Referência (IEEE)
C. M. Santos et al.,  "Desenvolvimento de uma medida de modelos mentais de equipa", in Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Pereira, A. et al. , Ed., Aveiro, Associação Portuguesa de Psicologia, 2013, pp. 761-771
Exportar BibTeX
@inproceedings{santos2013_1734885654791,
	author = "Santos, C. M. and Passos, A. M. and Uitdewilligen, S.",
	title = "Desenvolvimento de uma medida de modelos mentais de equipa",
	booktitle = "Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia ",
	year = "2013",
	editor = "Pereira, A. et al. ",
	volume = "",
	pages = "761-771",
	publisher = "Associação Portuguesa de Psicologia",
	address = "Aveiro",
	organization = "Associação Portuguesa de Psicologia",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Desenvolvimento de uma medida de modelos mentais de equipa
T2  - Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia 
AU  - Santos, C. M.
AU  - Passos, A. M.
AU  - Uitdewilligen, S.
PY  - 2013
SP  - 761-771
CY  - Aveiro
AB  - Este estudo tem como objectivo desenvolver e validar uma medida de modelos mentais de equipa (MME). Ao longo dos últimos anos, estudos empíricos têm mostrado a relevância dos MME para a eficácia das equipas. No entanto, a inexistência de uma medida validada tem conduzido a uma diversidade de operacionalizações. Foi desenvolvida uma medida composta por quatro itens com base nos domínios dos MME identificados na literatura. A medida foi validada através das respostas de 118 equipas (547 indivíduos) que participaram numa competição de estratégia e gestão. Os resultados mostram que a medida apresenta consistência interna, é unidimensional e evidencia validade convergente, discriminante e de critério. Sendo os MME um dos estados emergentes cognitivos mais estudado, com vantagens para os processos e eficácia das equipas, é fundamental que os investigadores os avaliem através de uma medida validada para que seja possível comparar amostras e generalizar os resultados das investigações.
ER  -