Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Machado, F. L., Costa, A. F., Mauritti, R, Martins, SC, Casanova, J. L. & Almeida, J. F. (2003). Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações. Revista Crítica de Ciências Sociais. 66, 45-80
F. L. Machado et al., "Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações", in Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 66, pp. 45-80, 2003
@article{machado2003_1732211698259, author = "Machado, F. L. and Costa, A. F. and Mauritti, R and Martins, SC and Casanova, J. L. and Almeida, J. F.", title = "Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações", journal = "Revista Crítica de Ciências Sociais", year = "2003", volume = "", number = "66", pages = "45-80", url = "http://rccs.revues.org/1140" }
TY - JOUR TI - Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações T2 - Revista Crítica de Ciências Sociais IS - 66 AU - Machado, F. L. AU - Costa, A. F. AU - Mauritti, R AU - Martins, SC AU - Casanova, J. L. AU - Almeida, J. F. PY - 2003 SP - 45-80 SN - 0254-1106 UR - http://rccs.revues.org/1140 AB - A importância da dimensão escolar/educacional na constituição das sociedades actuais e, mais especificamente, na configuração das desigualdades sociais contemporâneas, tem sido um dos principais objectos de interesse da sociologia. Situando-se no quadro desta problemática, o presente artigo analisa, com base nos resultados de um inquérito recente a uma amostra representativa dos estudantes universitários portugueses, as probabilidades desiguais de acesso a esse nível de ensino. A investigação é orientada por um conjunto de propostas teóricas e operatórias para a análise sociológica das classes sociais. São analisadas as relações entre classe de origem e sexo, área de estudos, ensino público/privado e orientações de vida dos estudantes. Estas análises são, por fim, confrontadas com a situação educativa portuguesa no âmbito da União Europeia. ER -