Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Machado, F. L., Costa, A. F., Mauritti, R, Martins, SC, Casanova, J. L. & Almeida, J. F. (2003). Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações. Revista Crítica de Ciências Sociais. 66, 45-80
Exportar Referência (IEEE)
F. L. Machado et al.,  "Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações", in Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 66, pp. 45-80, 2003
Exportar BibTeX
@article{machado2003_1732211698259,
	author = "Machado, F. L. and Costa, A. F. and Mauritti, R and Martins, SC and Casanova, J. L. and Almeida, J. F.",
	title = "Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações",
	journal = "Revista Crítica de Ciências Sociais",
	year = "2003",
	volume = "",
	number = "66",
	pages = "45-80",
	url = "http://rccs.revues.org/1140"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações
T2  - Revista Crítica de Ciências Sociais
IS  - 66
AU  - Machado, F. L.
AU  - Costa, A. F.
AU  - Mauritti, R
AU  - Martins, SC
AU  - Casanova, J. L.
AU  - Almeida, J. F.
PY  - 2003
SP  - 45-80
SN  - 0254-1106
UR  - http://rccs.revues.org/1140
AB  - A importância da dimensão escolar/educacional na constituição das sociedades actuais e, mais especificamente, na configuração das desigualdades sociais contemporâneas, tem sido um dos principais objectos de interesse da sociologia. Situando-se no quadro desta problemática, o presente artigo analisa, com base nos resultados de um inquérito recente a uma amostra representativa dos estudantes universitários portugueses, as probabilidades desiguais de acesso a esse nível de ensino. A investigação é orientada por um conjunto de propostas teóricas e operatórias para a análise sociológica das classes sociais. São analisadas as relações entre classe de origem e sexo, área de estudos, ensino público/privado e orientações de vida dos estudantes. Estas análises são, por fim, confrontadas com a situação educativa portuguesa no âmbito da União Europeia.
ER  -