Artigo em revista científica
Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações
Fernando Luís Machado (Machado, F. L.); António Firmino da Costa (Costa, A. F.); Rosário Mauritti (Mauritti, R); Susana da Cruz Martins (Martins, SC); José Luís Casanova (Casanova, J. L.); João Almeida (Almeida, J. F.);
Título Revista
Revista Crítica de Ciências Sociais
Ano
2003
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
A importância da dimensão escolar/educacional na constituição das sociedades actuais e, mais especificamente, na configuração das desigualdades sociais contemporâneas, tem sido um dos principais objectos de interesse da sociologia. Situando-se no quadro desta problemática, o presente artigo analisa, com base nos resultados de um inquérito recente a uma amostra representativa dos estudantes universitários portugueses, as probabilidades desiguais de acesso a esse nível de ensino. A investigação é orientada por um conjunto de propostas teóricas e operatórias para a análise sociológica das classes sociais. São analisadas as relações entre classe de origem e sexo, área de estudos, ensino público/privado e orientações de vida dos estudantes. Estas análises são, por fim, confrontadas com a situação educativa portuguesa no âmbito da União Europeia.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Acesso ao ensino superior; Desigualdades sociais; Classes sociais; Mobilidade social; Estudantes universitários; Portugal; Juventude
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.